O governador do Pará, Helder Barbalho, cumpriu agendas na Semana do Clima de Nova York para fortalecer a posição do estado como sede da COP30, em novembro. Em reuniões estratégicas, ele buscou parcerias para a agenda de desenvolvimento sustentável.
Durante a agenda, o governador se reuniu com o presidente da Philip Morris Brasil, Branko Sevarlic, para discutir possíveis parcerias em políticas públicas ambientais. Entre os temas discutidos estiveram o apoio ao programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativas voltadas à preservação e gestão dos recursos hídricos e o estímulo ao projeto do Vale Bioamazônico – proposta que reúne inovação, sustentabilidade e valorização das cadeias produtivas da floresta. Também foi debatida a possibilidade de expansão, no Pará, de experiências bem-sucedidas da empresa em programas de agricultura sustentável implementados no Rio Grande do Sul.
“O Pará tem buscado articular, com parceiros estratégicos, ações que fortaleçam políticas públicas ambientais e estimulem uma nova economia para a Amazônia. Nossa agenda de reuniões com atores como a Philip Morris tem o objetivo de impulsionar iniciativas baseadas em sustentabilidade, inovação e inclusão social”, afirmou Helder Barbalho.
Ainda na segunda-feira (22/9), Helder Barbalho teve um encontro com o empresário Michael Bloomberg, fundador da Bloomberg L.P. Na ocasião, o governador fez o convite formal para que Bloomberg participe da COP30. O encontro contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, o que reforça a articulação entre o governo estadual, o governo federal e investidores internacionais na busca por soluções sustentáveis para as cidades amazônicas.