Por Gisele Coutinho
Dia dos Namorados é celebrado neste domingo, 12 de junho, e o Pará Terra Boa ouviu Seu Guerreiro, um ícone quando o assunto é medicina da floresta, para esquentar o clima com algumas preciosidades.
Nascido em Faro (PA), ele vive há 42 anos em Parintins (AM). De lá, ele toca sua Casa das Ervas Medicinais do Guerreiro, que vende para o mundo todo pela internet. Já contamos a história dele por aqui, lembra?

Para dar energia nas comemorações do 12 de junho, Seu Guerreiro indicou três produtos extraídos da floresta amazônica.
Entre eles, o “vinho do jatobá”. Chamado de vinho por causa da cor, a bebida de sabor amadeirado é extraída da árvore a partir de um cano fino inserido no tronco até chegar ao miolo do jatobá.
“Dalí sai a seiva da árvore, que chamamos de vinho”, explica. Ele conta que além de vários benefícios, o “vinho do jatobá” é remédio para combater impotência sexual.
Guerreiro está animado com a promessa de vendas do produto durante o Festival Folclórico de Parintins, que foi adiado por dois anos em decorrência da pandemia, mas estará de volta neste mês, durante os dias 24, 25 e 26 de junho. “São três dias de festas, então a busca é grande da bebida para dar aquela energia!”
Outra dica de Seu Guerreiro é a marapuama, uma planta medicinal que melhora a circulação sanguínea, aumenta a libido e ainda melhora a memória. Boa até contra a depressão, essa planta é comercializada em forma de folhas frescas ou cascas picadas e secas, mas também vira ingrediente nas garrafadas paraenses, encontradas a rodo no Mercado Ver-O-Peso. Nos rótulos, é comum perceber garrafadas com o nome “Viagra Natural”, que misturam até mais de dez ingredientes, entre eles a catuaba, guaraná, ginseng e, claro, a marapuama.
Para fechar com chave de ouro as dicas para o Dia dos Namorados, o conhecedor dos saberes da Amazônia indica a casca-preciosa, que vem de uma árvore que contém óleo essencial em todas as suas partes. Seu aroma doce lembra canela e um dos benefícios é estimular o sistema nervoso. “Tenho conhecimento muito profundo sobre esses produtos naturais afrodisíacos”, garante Guerreiro.
Tremidão causando sensações!
O Tremidão, desenvolvido a partir do jambu pela empresa Jambu Sinimbu da arquiteta Tatiana Sinimbu, é um dos afrodisíacos naturais que ganharam o mundo. A ideia surgiu pela necessidade de se criar um produto prático, que com apenas uma gota você tenha a sensação do tremor do jambu, estimulando a lubrificação e o prazer tanto no homem quanto na mulher. No caso masculino, ainda retarda a ejaculação.
E esse sucesso paraense está em exposição em uma das maiores feiras de negócios de produtos orgânicos e naturais da América Latina, a Bio Brazil Fair & Natural Tech, que ocorre em São Paulo até sábado, 11 de junho, no Anhembi.
De uma coisa é certa: se depender da riqueza natural paraense, as coisas vão esquentar neste domingo.