Close Menu
Pará Terra BoaPará Terra Boa
  • COP30
  • GENTE DA TERRA
  • ECONOMIA
  • AGRICULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • CULTURA
  • SOBRE
  • CONTATO
Últimas notícias

Belém decreta feriados municipais durante Cúpula dos chefes de Estado da COP30

COP30

Projeto amplia acesso a produtos da bioeconomia amazônica

ECONOMIA

Treinamento para escoltas da COP30 interdita vias centrais de Belém neste sábado; veja quais

COP30
Facebook Instagram LinkedIn
1.
  • Belém decreta feriados municipais durante Cúpula dos chefes de Estado da COP30
  • Projeto amplia acesso a produtos da bioeconomia amazônica
  • Treinamento para escoltas da COP30 interdita vias centrais de Belém neste sábado; veja quais
  • Sem rastreabilidade, carne de fazendas ilegais no Pará é exportada para Europa
  • Tesouros escondidos: Amazônia abriga 55 milhões de árvores gigantes
17 de outubro de 2025
Pará Terra BoaPará Terra Boa
Facebook Instagram
  • COP30
  • GENTE DA TERRA
  • ECONOMIA
  • AGRICULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • CULTURA
Pará Terra BoaPará Terra Boa
Home»CURSOS & EVENTOS»Inscrições para o Desafio da Bioeconomia Amazônica vão até 30 de julho
CURSOS & EVENTOS 20 de julho de 2021

Inscrições para o Desafio da Bioeconomia Amazônica vão até 30 de julho

WhatsApp Facebook LinkedIn Incorpore mídia (YouTube, Twitter, Flickr etc) diretamente em tópicos e respostas Email
Bruno Cecim/Ag.Pará/Fotos Públicas
Compartilhar
WhatsApp Facebook Incorpore mídia (YouTube, Twitter, Flickr etc) diretamente em tópicos e respostas LinkedIn Email

A 1t.org, iniciativa do Banco Mundial para viabilizar a conservação, restauração e plantio de um trilhão de árvores até 2030, irá apoiar projetos de bioeconomia na Amazônia. As inscrições foram prorrogadas até 30 de julho e podem ser feitas clicando em ‘Submit Your Solution‘ no canto inferior direito da tela deste site.  Embora ele esteja em inglês, interessados podem enviar sua solução em português. Para facilitar, Pará Terra Boa traz a seguir uma tradução da apresentação do desafio. Confira:


O objetivo do desafio é identificar projetos inovadores de bioeconomia na floresta amazônica que protejam e restaurem a biodiversidade e as funções do ecossistema florestal, sejam localmente ancorados e inclusivos, e sejam sociais e econômicos para as comunidades locais. No contexto do Desafio, bioeconomia é definida como abordagens que fazem uso sustentável das florestas e dos recursos biológicos de base hídrica e apoiam a restauração, preservação e conservação das florestas.

O Desafio está dividido em duas áreas de interesse: 1) produtos e serviços de bioeconomia da Amazônia; 2) soluções que possibilitem uma bioeconomia inclusiva na Amazônia.

Área de interesse 1: Produtos e serviços para uma bioeconomia da Amazônia

Isso inclui projetos inovadores que enfocam cadeias de valor específicas, bem como sistemas agroflorestais mistos para várias frutas e culturas nativas da Amazônia. Os projetos nesta categoria promovem o conhecimento local e tradicional e a agrobiodiversidade para cadeias de valor locais, regionais e internacionais de alimentos, medicamentos e produtos farmacêuticos. Esta área de interesse também inclui ecoturismo e outras atividades de economia de serviços que protegem e restauram os ecossistemas locais e a biodiversidade, bem como modelos holísticos combinados para ecoturismo e outros serviços baseados na natureza e atividades relacionadas à cadeia de valor. Produção de bioeconomia (coleta de sementes , desenvolvimento de viveiros de árvores, produção agroflorestal, processamento, comercialização, etc.).

Área de interesse 2: Facilitadores de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia

Essa categoria exige soluções que permitam a criação e o dimensionamento de uma bioeconomia na Amazônia. Isso inclui serviços empresariais e comunitários (por exemplo, soluções que fortalecem o funcionamento de empresas locais de bioeconomia, fornecendo serviços jurídicos, comerciais e operacionais específicos), soluções tecnológicas (por exemplo, tecnologias adaptadas às necessidades dos eco-empreendedores que permitem uma melhor tomada de decisão ao longo da cadeia de valor, desde títulos de propriedade, design de sistema, coleta, logística, monitoramento de impacto, etc.), bem como educação e construção de capacidade (por exemplo, construção de capacidade inovadora e serviços educacionais para desenvolver negócios essenciais e habilidades gerenciais, ferramentas e tecnologias para comunidades locais e empreendedores de bioeconomia; bem como a capacitação para capacitar as comunidades locais a adotar modelos de bioeconomia comprovados).

Tipos de Organizações

Os selecionados devem apresentar mais que uma ideia: devem ser startups com pelo menos um piloto existente e potencial de escala, ou empresas estabelecidas com um modelo comprovado e pronto para escalar.

O desafio está aberto a candidatos com vários modelos de financiamento (concessões, empréstimos, capital, financiamento de carbono e outros pagamentos por serviços ambientais).

É encorajada a aplicação de projetos comunitários e associativos, empreendimentos sociais e startups liderados por comunidades locais e grupos indígenas que buscam desenvolver e dimensionar mercados de bioeconomia com maior sensibilidade social e ecológica, ancorados nas necessidades e culturas locais.

O Desafio visa atrair principalmente organizações que estão legalmente registradas dentro da área geográfica do Desafio.  No caso de interessados que estejam registradas fora da área geográfica (incluindo outras regiões dos países amazônicos, bem como outros países da região e internacionalmente), essas organizações precisarão demonstrar conexões fortes e diretas com as comunidades locais (por exemplo, por meio de subsidiárias, organizações parceiras, etc.) dentro da área geográfica que foi definida para o desafio.

Critérios de avaliação

Os participantes aprovados na primeira rodada de seleção deverão preencher um questionário adicional para avaliar a qualidade e o impacto do projeto. Os principais critérios para essa avaliação incluem:

  • Impacto Ambiental: número de hectares de floresta preservados, conservados, restaurados; linha de base e histórico de desmatamento / degradação no local de intervenção, cultivo de espécies nativas e impacto positivo na biodiversidade; desmatamento evitado e sumidouros de carbono aumentados; até que ponto métodos de produção orgânica são adotados e insumos ambientalmente prejudiciais são evitados.
  • Impacto socioeconômico: renda de longo prazo e criação de empregos para as comunidades locais; favorecimento do desenvolvimento da cadeia de valor local inclusiva, preservação das culturas locais; desenvolvimento da força de trabalho, desenvolvimento econômico local e educação.
  • Inovação e Potencial de Escala: natureza inovadora do modelo de negócios, prova de conceito e escalabilidade do modelo de negócios, viabilidade financeira e força do modelo de geração de receita; qualidade e quantidade de parcerias envolvidas, adoção de tecnologias (disruptivas).
  • Inclusão Social e Diversidade: políticas e práticas claras para a repartição de benefícios com as comunidades locais, parcerias inclusivas com as comunidades locais, incluindo a tomada de decisões inclusiva e representação de comunidades locais, mulheres, jovens e minorias na liderança da organização.
  • Governança: existência de uma entidade legal, clareza dos direitos de posse da terra, estrutura de monitoramento, gestão de risco, tomada de decisão inclusiva.

Benefícios para apresentações seleccionadas

Os projetos selecionados serão convidados para um programa acelerador de 4 meses, facilitado por 1t.org e seus parceiros. O programa incluirá:

  • Acesso a financiadores, programas de subsídios e investimentos na rede 1t.org. As apresentações selecionadas terão acesso preferencial aos programas de doação e investimento do Laboratório do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
  • Acesso a eventos, projetos e comunidades selecionados do Fórum Econômico Mundial, e a capacidade de se tornar parte da crescente comunidade de múltiplas partes interessadas da 1t.org.
  • Suporte específico, incluindo consultoria sobre necessidades técnicas, comerciais, de parceria e de desenvolvimento operacional para alcançar escala.
  • Visibilidade, maior exposição pública através das redes sociais e outros meios de comunicação através dos canais do Fórum (site público, LinkedIn, Facebook e Twitter).

Linha do tempo do desafio

  • De 4 de junho a 30 de julho de 2021: chamada aberta
  • 31 de agosto de 2021: processo de revisão e seleção
  • Setembro de 2021: anúncio dos selecoinados
  • Outubro de 2021 a janeiro de 2022: programa de aceleração

 

Fonte: Banco Mundial

1T.org banco mundial bioeconomia One Trillion Trees
Compartilhar. WhatsApp Facebook Incorpore mídia (YouTube, Twitter, Flickr etc) diretamente em tópicos e respostas LinkedIn Email
Artigo AnteriorSistema agroflorestal da borracha melhora o solo
Próximo Artigo Inscrições para compor Conselho Estadual de Recursos Hídricos vão até dia 9

Você pode gostar também de

ECONOMIA

Azeite de açaí é desenvolvido no PCT Guamá com tecnologia limpa

ECONOMIA

III Fórum Varanda da Amazônia promove incentivo a bioeconomia na semana do Círio de Nazaré

ECONOMIA

Convênio de R$ 50 milhões visa expandir agroflorestas em Tomé Açu

ECONOMIA

Negócios de sociobioeconomia amazônica apresentam soluções inovadoras em Santarém

Busque em nosso site
Previsão do tempo

+32
°
C
+33°
+21°
Altamira (Para)
Domingo, 30
Ver Previsão de 7 Dias

 

+33
°
C
+33°
+20°
Sao Felix do Xingu
Domingo, 30
Ver Previsão de 7 Dias

 

+32
°
C
+32°
+23°
Belém
Domingo, 30
Ver Previsão de 7 Dias

 

Curta Nossas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
Acesse nosso WhatsApp
WhatsApp
Envie sua notícia

Quer compartilhar uma notícia ou acontecimento da sua região?

Envie para a nossa redação!

    Publicidade
    Publicidade

    Aqui você encontra notícias boas para a gente boa desta terra boa que é o nosso Pará.

    Siga, comente e compartilhe nossos perfis nas redes sociais.

    Reprodução permitida, mas cite a fonte por favor!

    Facebook Instagram
    ENTRE EM CONTATO

    ANUNCIE NO PARÁ TERRA BOA

    Confira o Mídia Kit e contatos aqui

    ENVIE SUAS IDEIAS

    Queremos conhecer bons exemplos de quem cuida da nossa terra boa! Mande sua história ou de terceiros no WhatsApp para (91) 99187-0544 ou no formulário de contato aqui. 

    LEIA NOSSAS MATÉRIAS
    • COP30
    • GENTE DA TERRA
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • MEIO AMBIENTE
    • CULTURA
    POLÍTICAS DO SITE

    Política de Privacidade

    Política de Cookies 

    © 2025 Pará Terra Boa.
    • SOBRE
    • CONTATO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

    Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Confira a política de utilização de cookies.
    ConfiguraçõesAceitar
    Gerenciar consentimento

    Visão geral da privacidade

    Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Performance
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analytics
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    Necessário
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    açaí
    tarifaço
    economia
    prejuízo
    destaque
    SALVAR E ACEITAR