A capital paraense sedia, na quinta-feira 11, o lançamento do Fórum Permanente de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental. A iniciativa, realizada em parceria com diversas universidades e federações, tem como objetivo principal promover o diálogo entre a sociedade civil, órgãos públicos e o setor privado sobre segurança e desenvolvimento sustentável na região.
O evento tem como destaque o painel “Legado da COP 30 e suas contribuições para o futuro do desenvolvimento socioambiental na Amazônia Oriental”, em que se discutirá os impactos da conferência da ONU em estados como Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso, que compõem a Amazônia Oriental. A COP 30 ocorrerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
A programação conta com oito palestras que abordam políticas públicas frente a crimes transnacionais, mobilidade social, qualidade de vida do amazônida, modernização da legislação ambiental, uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta de defesa da Amazônia Brasileira, desafios logísticos operacionais, entre outros considerados de relevância estratégica para a região.
A iniciativa é idealizada pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Norte, em alinhamento com o Plano Estratégico do Exército Brasileiro. O Núcleo busca ampliar a participação acadêmica em debates sobre defesa, incentivando pesquisas que somem instituições civis e públicas para ampliar a integração entre o Exército e a sociedade.
O evento ocorre das 8h às 16h, no Auditório do Comando Militar do Norte — Quartel-General Integrado, localizado na Rua João Diogo, 458, Bairro Campina, em Belém. Para mais informações, basta acessar o site oficial do evento, o forumsegurancadefesa.eventoscmn.com.br .