Nesta terça-feira, dia 19, o Teatro Estação Gasômetro, em Belém, recebe uma audiência pública sobre o edital de seleção de restaurantes e quiosques de alimentação na COP30.
No último final de semana, o edital sobre a seleção foi alvo de polêmica por proibir itens típicos da culinária regional, como tucupi, açaí e maniçoba, . Após repercussão negativa entre chefs e autoridades locais, a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), responsável pelo edital. publicou uma errata, permitindo os alimentos durante o evento, que acontece em Belém em novembro .
A audiência pública pretende reunir a OEI e os interessados em participar do edital e debater os principais tópicos da seleção, que trata do processo de ocupação dos espaços de alimentação nas Zonas Azul (Blue Zone) e Verde (Green Zone) da COP30. Na ocasião, serão debatidos itens como cronograma, critérios de sustentabilidade e diversidade alimentar, dúvidas sobre inscrição e seleção, assim como abrir espaço para receber sugestões dos interessados e demais agentes públicos.
LEIA MAIS:
Belém tem sétima melhor gastronomia no mundo, segundo revista internacional
Por que maniçoba demora pelo menos 7 dias para ficar pronta?
Maniçoba e pato no tucupi são declarados patrimônios culturais do Pará
Dia do Açaí: Pará aposta no fortalecimento da cadeia produtiva sustentável do fruto
Reconhecido como uma das melhores frutas do mundo, açaí também faz bem para a saúde?