Você já ouviu dizer que tomar açaí á noite ou misturá-lo com outras frutas faz mal? Que o açaí do Pará é sem igual todo mundo já sabe, mas ainda existem muitos mitos em torno do consumo da frutinha mais amada do norte do Brasil.
Para entender mais sobre a melhor forma de tomar açaí, o Pará Terra Boa separou alguns mitos e verdades sobre a fruta.
Tomar açaí à noite faz mal?
Em entrevista ao Dol, a nutricionista Luara Guedes disse que o horário de consumo do açaí é relativo e varia de acordo com a rotina de cada pessoa. Do ponto de vista da digestão, ele é um alimento que não tem uma absorção demorada, isso quando consumido só. Agora, dependendo do acompanhamento escolhido, é possível acelerar ou diminuir a digestão.
Açaí é uma boa opção antes da atividade física?
Por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício, sendo recomendado ingerir o açaí 30 minutos antes do treino para que ele ajude a combater a fadiga e a exaustão.
Açaí é excelente fonte de ferro?
O teor de ferro contido em 100g da fruta é de apenas 1,5 mg, ou seja, uma concentração baixa, se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.
Existe alguma combinação perigosa em relação ao açaí?
Segundo a nutricionista Luara, não existem combinações perigosas, o que existem são tabus alimentares, que podem se tornar barreiras a serem vencidas pelos nutricionistas quando indicam a combinação de açaí com outras frutas. O ferro contido no açaí não é absorvido facilmente pelo nosso organismo sem a presença da vitamina C, que pode ser encontrada em outras frutas e, assim, melhor aproveitar seus nutrientes.
Açaí é muito calórico e engorda?
Para o jornal O Globo, a nutricionista Ana Luisa Nunes afirmou que o consumo há de ser visto com cautela, como com qualquer outro alimento:
“Nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer ninguém. Mas o açaí consumido com açúcares concentra calorias e pode contribuir para aumento de gordura corporal. Quando falamos do fruto puro, ele tem cerca de 70 kcal a cada 100g. Mas se estamos falando de misturas que levam açaí (cremes, sorvetes, etc), esse valor calórico se torna bem maior”, explicou.
LEIA MAIS:
Setor de açaí amplia oferta de produtos com tecnologia e pesquisa no Pará
Caroço de açaí: uma riqueza da biodiversidade amazônica com uso em vários setores da economia