A Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) anunciou, na última sexta-feira (24), que 132 países já garantiram hospedagem, em Belém, para a Conferência do Clima, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro. Com as novas confirmações, o encontro alcança o mínimo de delegações necessárias para validar as decisões oficiais.
Entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro, o balanço da Secop apontava 87 países com hospedagem confirmada. Desde então, houve diversos esforços para melhorar o número de delegações com hospedagens confirmadas. Agora, restam 49 nações negociando acomodações em Belém.
Na última quinta-feira (23), o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, destacou que ela deve ser reconhecida como a ‘COP da adaptação climática’, considerado um tema central para os países em desenvolvimento. André garantiu que essas nações terão presença assegurada em Belém.
Durante a entrevista coletiva, Corrêa do Lago revelou que a organização conseguiu captar recursos privados de origem filantrópica para custear parte das despesas de viagem e hospedagem das delegações mais vulneráveis, reduzindo os impactos da alta nos preços de hotéis e imóveis para aluguel.


