O governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou nesta quarta-feira, 24, em Nova York, o Vale Bioamazônico, um polo estratégico para alavancar a nova economia da floresta na Amazônia. A apresentação ocorreu durante o evento “Potencializando os ‘Superpoderes’ do Clima: Natureza, Tecnologia e Comunicação”, o último compromisso oficial do governador na Semana do Clima de NY.
O evento contou com a presença do ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
Helder apresentou o Vale Bioamazônico como uma iniciativa inspirada na experiência do Vale do Silício, buscando a transformação da Amazônia a partir da biodiversidade.
“O que é isso? É fazer o que aconteceu há décadas na Califórnia com o Vale do Silício, por meio do conhecimento da tecnologia, de computadores, de chips, que nós possamos fazer essa transformação na Amazônia a partir da nossa biodiversidade, a partir da riqueza da nossa floresta, das nossas raízes, das nossas essências, da nossa flora, mas também da nossa fauna, em que nós possamos mostrar que, com agregação de valor e conhecimento, nós possamos fazer a transformação sustentável. E o que é transformação sustentável? Ela só é sustentável quando envolve, sim, a floresta, mas envolve as pessoas”, disse.
Detalhes da iniciativa
Na prática, o Vale Bioamazônico é um ecossistema que incluirá iniciativas como o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, o Museu das Amazônias, o PCT Guamá, além de estratégias de incentivo à pesquisa e à educação profissional e tecnológica.
“Com esta iniciativa, estimularemos de uma forma nunca antes vista, uma atuação conjunta entre governo, universidades e empresas, estimulando inclusão e inovação, investindo em biotecnologia. Assim como o Vale do Silício transformou a Califórnia, o Vale Bioamazônico vai transformar o Pará”, destacou Helder Barbalho.
Príncipe de Mônaco na COP30
Ainda no evento, o príncipe de Mônaco, Albert II, confirmou ao governador Helder Barbalho que estará presente em Belém para a COP30.
“Não vejo a hora de estar em Belém para a COP30. Estou amando ir para o Brasil. Amo o seu país e o seu bonito estado, o Pará. E nós estamos abertos para fazer uma COP30 fantástica e desejamos o melhor para o sucesso deste evento, que é muito importante”, disse o príncipe.