A Universidade Federal do Pará (UFPA) será a sede da 20ª Conferência de Crianças e Jovens sobre Mudança do Clima (COY20), que acontecerá de 6 a 8 de novembro. O evento, que é o maior encontro global de juventudes sobre o tema climático ligado à ONU, reunirá jovens de diferentes países em debates, oficinas e ações focados na temática.
Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a COY, que é um evento oficial da COP. A conferência é organizada pela Youngo, a representação oficial da juventude na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O encontro resultará em uma carta que irá guiar a atuação dos jovens na Zona Azul, área central da COP30.
A COY20 faz parte do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30, iniciativa da UFPA que, desde fevereiro de 2025, tem articulado a produção acadêmica, o conhecimento popular e o protagonismo dos povos da região para discutir os desafios ambientais e sociais atuais.
O movimento soma dezenas de eventos realizados no Brasil e no exterior, promove uma publicação mensal multilíngue com textos inéditos de pesquisadores e lideranças comunitárias, e amplia, mês a mês, a participação amazônica na construção de soluções climáticas justas, inclusivas e transformadoras. “
“Tenho repetido sempre que mais do que nos preparar para um evento internacional, é importante construir um legado. A COP30 é uma oportunidade histórica de repensar modelos de desenvolvimento e fortalecer uma nova consciência sobre o nosso papel e o papel da Amazônia no equilíbrio do planeta. A UFPA está pronta para contribuir reafirmando o papel da universidade pública como um espaço de transformação, em defesa do futuro comum que todos precisamos construir”, afirmou o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, ao avaliar a atuação da UFPA em preparação à COP 30.