O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará) abriu 2.140 vagas em cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional ofertados pelo programa Capacita COP30.
Os cursos presenciais e a distância são voltados para áreas como: atendimento ao público, produção de alimentos, segurança e infraestrutura, manutenção industrial, almoxarifado, entre outros. A lista completa pode ser acessada neste endereço.
A força-tarefa educacional faz parte da preparação para a COP30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025, e deve atrair 50 mil visitantes de diversos países.
As formações presenciais serão realizadas nas unidades do SENAI em Belém, Barcarena, Bragança, Castanhal e Paragominas. Já os cursos à distância, oferecidos pelo Escola SENAI Digital, podem ser feitos por alunos de todo o Pará. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site capacitacop30.pa.gov.br.
O Senai orienta ter atenção redobrada para a data de início das aulas, que varia conforme o curso e o município selecionado. As aulas das primeiras turmas estão previstas para para iniciar no dia 22 de setembro de 2025.
O gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, Davis Siqueira, afirmou que “O Capacita COP30 não é apenas um programa de cursos, mas uma oportunidade de preparar a nossa população para aproveitar os impactos econômicos, sociais e ambientais que esse evento trará. É uma chance de desenvolver competências que ficarão como legado para o Pará muito além da conferência”.
Desenvolvido pelo Governo do Pará em parceria com o SENAI e outros órgãos, o programa Capacita COP30 prepara a população para atender às demandas da Conferência, que trará mais de 50 mil visitantes de diversos países para a capital paraense, ao mesmo tempo em que fortalece setores estratégicos da economia. Até o momento, já foram ofertadas mais de 5 mil vagas, preenchidas por moradores de 138 municípios.