Palco da COP30 daqui a pouco mais de 60 dias, Belém recebe nesta semana uma série de atividades em celebração ao Dia da Amazônia, comemorado nesta sexta-feira, 5 de setembro. A programação, organizada por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, se estende até o fim de semana e inclui shows, feira gastronômica, rodas de conversa, oficinas, plantio de árvores e intervenções culturais.
Com o tema ‘Celebrar a Amazônia e os biomas é soberania’, as iniciativas buscam valorizar a diversidade local e chamar a atenção para a importância do combate à crise climática, assim como frisar o papel fundamental dos povos originários, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas e camponesas na proteção do bioma como agentes que contribuem para a preservação.
A programação é totalmente gratuita, mas parte das atrações precisa de inscrição prévia por estarem sujeitas à lotação. Confira o roteiro completo abaixo:
5/9 (sexta-feira)
8h às 12h – O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) distribui mudas na entrada da Universidade Federal do Pará (Guamá).
8h30 – Aula pública da Organização Seja Democracia e Cursinho Popular Ágora, no Pontão de Icoaraci (Travessa do Cruzeiro com Rua Siqueira Mendes). O encontro terá três estações: COP30 na Quebrada, Saberes Ribeirinhos e Lambe-lambe Poético.
14h às 18h – O Fórum Paraense de Juventudes promove o projeto ‘Dia da Amazônia: Juventudes que Ecoam na Casa Aberta’ (Rua Ó de Almeida, 1062 – Reduto), com roda de conversa Amazônia Is Burning e a vivência cultural Acarimbolando a Amazônia. Inscrições aqui.
17h – Feira gastronômica da Comissão Solidária Vila da Barca, com pratos preparados por mulheres do projeto Cozinha Periférica. O público votará no prêmio “Cozinha Criativa Periférica”. Local: Travessa Magno de Araújo & Rua Professor Nelson Ribeiro (Telégrafo).
6/9 (sábado)
10h às 17h – Na Casa Aberta, o Fórum Paraense de Juventudes organiza oficinas e debates sobre gênero, justiça climática e racismo ambiental, além de colagem coletiva e almoço comunitário. Inscrições aqui.
7/9 (domingo)
9h – O Fórum Paraense de Juventudes participa do Grito dos Excluídos, a partir das 9h, com uma colagem coletiva em ação pública realizada pelo coletivo Lambe pela Democracia. Inscrições aqui.