A vice-governadora Hana Ghassan anunciou, no último fim de semana, que houve redução de 31% no preço das diárias de quartos e imóveis nas plataformas de aluguel por temporada durante a COP30 em Belém. Ela aponta a “força-tarefa“ anunciada pelo governador Helder Barbalho no final de agosto, em parceria com diversos órgãos de fiscalização, como um dos fatores que ajudaram no reajuste de preços.
“A atuação da DPE (Defensoria Pública), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Núcleo de Defesa do Consumidor e Procon, através de um trabalho conjunto, conseguiu possibilitar que houvesse redução dos valores de hospedagem, em média de 31%”, disse Hana Ghassan, com dados da plataforma Airbnb.
Segundo o governo do Pará, foi feito um plano de acomodação que prioriza os negociadores da Conferência, contando com 2.500 quartos individuais com tarifas fixadas entre 100 e 600 dólares.
A política de hospedagem foi estruturada da seguinte forma: 15 quartos individuais por delegação foram reservados para países classificados pelas Nações Unidas como Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDs), com tarifas entre 100 e 200 dólares, e 10 quartos individuais por delegação, com tarifas entre 220 e 600 dólares, foram disponibilizados para os demais países.
Fiscalização
De acordo com a defensora pública-geral do Pará, Mônica Belém, a DPE-PA tem acompanhado de perto as ações voltadas à COP 30 para garantir maior participação popular.
“Desde o início, o nosso foco tem sido garantir um ambiente de consumo justo e transparente em Belém durante a COP30, a fim de assegurar que todas as pessoas, especialmente os grupos mais vulneráveis, possam participar plenamente”, disse Mônica Belém.
Mônica explica que a plataforma Hoteis.com retirou e bloqueou anúncios de hospedagens com valores excessivos para o período da COP30.
“É muito importante para a nossa instituição, neste momento, alcançar esses resultados para que, nos próximos passos, possamos seguir no diálogo com as plataformas, atuar na fiscalização de práticas abusivas e na educação em direitos”, concluiu.
Mais países confirmados na COP30
A vice-governadora também destacou o crescimento de países confirmados para o evento em Belém. “Hoje, nós temos 135 delegações confirmadas, no total de 196 países. Neste mês dobrou o número de delegações confirmadas”, dando mais detalhes sobre a atuação do grupo que está atuando de forma personalizada.
“Nós estamos com um grupo de trabalho do governo federal com o governo do Estado trabalhando de forma personalizada, com cada delegação. Ter 135 delegações dois meses antes do evento já mostra que vai ser uma grande COP, uma COP inclusiva e participativa”, garantiu Hana.
Embora a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) e o Governo do Pará usem formas distintas para contagem de delegações, a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, disse no início de setembro que as dúvidas de diversos países estavam sendo sanadas com a força-tarefa, garantindo novas confirmações de delegações.
“A força-tarefa já está funcionando, as dúvidas dos países foram sanadas e eles já estão conseguindo as acomodações que precisavam. Então, eu espero que esse tema seja agora menos o foco do debate e que a gente possa finalmente chegar nos temas que tanto nos importam para o combate à mudança do clima”, disse Ana Toni.