As inscrições para fazer parte da delegação nacional na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro. O procedimento é feito apenas pela internet, no Portal Brasil Participativo.
O credenciamento permite acompanhar as negociações oficiais do evento e ter acesso à Zona Azul (Blue Zone). Segundo o Governo Federal, as inscrições estão voltadas para quatro grupos:
Setor Privado (veja os critérios aqui): organizações do setor privado ou associações representativas de setores produtivos.
Subnacionais (veja os critérios aqui): representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Sociedade Civil (veja os critérios aqui): organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais, redes, coletivos, povos e comunidades tradicionais, entidades sindicais e instituições acadêmicas.
Povos indígenas: credenciamento pela plataforma Ciclo COParente, conduzido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
A confirmação do credenciamento será feita pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Os aprovados receberão um e-mail na primeira semana de outubro com as orientações para retirada das credenciais.