O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Bogotá, capital da Colômbia, para participar da Cúpula de Presidentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Esta edição do encontro será inspirada na Cúpula dos Diálogos da Amazônia, realizada em Belém em 2023.
O encontro deve resultar na chamada Declaração de Bogotá, texto que serve como princípio orientador para pontuar consensos regionais a serem apresentados durante a COP30, em Belém, e novembrp.
Na reunião, o Brasil tentará conseguir também que os demais países amazônicos apoiem a proposta de fundo para remunerar nações em desenvolvimento que conservem as suas florestas.
Com um capital estimado em US$ 125 bilhões, o fundo pretende remunerar países e empresas que investirem na preservação de biomas florestais, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) será lançado durante a COP30.
A iniciativa, criada pelo Brasil, visa financiar a proteção de biomas em cerca de 70 países., ampliando a oferta de recursos para projetos de conservação florestal, remunerando os países que conseguirem manter suas áreas florestais
A reunião principal do encontro ocorre na sexta-feira, 22, na Casa de Nariño, sede da presidência colombiana. Os oito países da OTCA estarão representados, mas apenas Lula e Gustavo Petro, presidente colombiano, confirmaram presença. Além deles, a vice-presidente do Equador, Maria José Pinto, também está confirmada. Os demais países enviarão seis chanceleres.
LEIA MAIS:
China quer investir em fundo florestal global criado pelo Brasil
Brasil pretende ativar fundo climático de US$ 150 bilhões antes da COP30
Governo apresenta a países com florestas tropicais proposta de fundo para conservação