Nesta quinta-feira, 22, Belém recebe a primeira capacitação do ano para batedores de açaí da capital. A formação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Casa do Açaí de Belém.
Na primeira turma do ano, a programação vai atender 30 batedores previamente inscritos que receberão orientações sobre renovação de licenciamento para funcionamento dos estabelecimentos, repasse da carteira de manipulação de alimentos e boas práticas na atividade diária.
Marivaldo Ferreira, da Diretoria de Feiras e Mercados (DFM), da Sedap, explica que mais de 3 mil batedores artesanais em todo o estado foram capacitados apenas em 2025 e com a renovação da parceria, outros municípios serão contemplados em 2026.
“As primeiras capacitações do ano estão previstas para a capital, mas nós abrangeremos também municípios de outras regiões de integração do estado”, diz.
Os treinamentos fazem parte das ações de combate à Doença de Chagas, que anualmente mobilizam ações de conscientização, treinamento e fiscalização para combater a contaminação do fruto pelo Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença.
“Essas ações passam desde as capacitações que a gente realizou por meio de parceria quanto pelo fomento através do repasse de equipamentos, como despolpadeiras, mesa de catação, purificador e branqueador. Só de capacitação foram mais de 3 mil”, reforça Marivaldo.
Como participar?
A formação desta quinta-feira, 22, acontecerá a partir das 14h nas instalações da Casa do Açaí, localizada na rua Bom Jardim, no bairro da Cidade Velha, para os batedores já cadastrados. Já as informações sobre futuras capacitações podem ser consultadas por meio da Coordenação de Boas Práticas do Açaí da Sedap, disponível pelos telefones 3251-7979 e 3251-7939.


