O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que mais de 160 delegações já confirmaram presença na COP30, que se inicia na próxima semana e reunirá líderes de todo o planeta para discutir metas e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.
Em entrevista ao canal CNN, na última segunda-feira (4), ele afirmou que a adesão é fruto do sucesso do trabalho de preparação realizada pelo governo federal para receber o encontro mundial do clima.
“O dado é dinâmico, todo dia ele é alterado. A última vez que eu olhei, estava com mais de 160 delegações confirmadas. A gente tem trabalhado diariamente não só para garantir a infraestrutura, mas também para garantir a participação. E temos sido muito bem-sucedidos nos dois casos”, afirmou Sabino.
Durante a entrevista, concedida no porto de Outeiro, em Belém, Sabino acompanhou a chegada dos transatlânticos Costa Diadema e Sea View, que funcionarão como hotéis flutuantes e abrigarão parte das nações participantes da Conferência.
“Esses dois grandes navios somam mais de 4 mil cabines, com mais de 6 mil leitos, que vão servir prioritariamente para hospedar as delegações que participarão das negociações. Sobrando leitos, eles estarão disponíveis também para o setor privado”, explicou.
Na época, anunciados como alternativa aos altos preços de hospedagem em hotéis da cidade, Sabino destaca que as preocupações com a hospedagem foram superadas. Por meses, o tema foi alvo de polêmica abordada pela imprensa global e alvo de protestos de diversos países. Porém, Sabino destaca que a força-tarefa formada pelos ministérios do Turismo, das Relações Exteriores e do Meio Ambiente, além da presidência da COP, foi responsável por articular soluções junto às delegações internacionais e garantir o conforto dos participantes.
“Aquela preocupação que alguns setores tinham sobre a hospedagem foi totalmente superada. O governo brasileiro trabalhou muito para que essa COP, além de receptiva e agradável, fosse também inclusiva e participativa”, ressaltou o ministro.


