A 233ª edição do Círio de Nazaré foi oficialmente aberta na noite desta terça-feira (7), em Belém, com a tradicional cerimônia de iluminação da fachada da Basílica Santuário de Nazaré.
A programação teve início às 18h, com uma missa solene presidida pelo arcebispo Dom Júlio Akamine, reunindo membros e representantes da Diretoria da Festa, além de autoridades do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém.
Logo após a celebração, a Praça Santuário foi palco do espetáculo Bendito Encontro, com apresentações musicais dedicadas à Nossa Senhora de Nazaré. Artistas consagrados da música católica, como Padre Cavalcante, Felipe Alcântara, Walmir Alencar (do grupo Adoração e Vida), Davison Silva e Rafael Morel, conduziram o momento de louvor e devoção.
A abertura do show contou com uma coreografia especial assinada por Rolon Ho, com participação do balé da Cia. dos Cabanos, trazendo ainda mais beleza e emoção à noite.
“A proposta do Bendito Encontro é unir fé e cultura. Neste ano, o show foi composto exclusivamente por artistas católicos homenageando a Mãe de todos nós. Isso demonstra a maturidade do projeto, que não é meu, é Dela. Eu apenas sou instrumento de Nossa Senhora”, destacou Tayana dos Santos, idealizadora do espetáculo.”
Ação Solidária
Além da celebração religiosa e cultural, o Bendito Encontro também promoveu uma campanha solidária, incentivando a doação de alimentos e produtos de limpeza. As arrecadações serão destinadas ao Hospital Ophir Loyola e à campanha Outubro Rosa.
Desde 2022, o Bendito Encontro marca o início oficial das festividades do Círio, reunindo milhares de devotos na Praça Santuário e transformando a abertura da festa em um grande momento de fé, união e celebração da cultura paraense.