Nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8 de outubro, durante a Semana do Círio de Nazaré, Belém recebe o III Fórum Varanda da Amazônia, que reúne personalidades e iniciativas de referência local, nacional e internacional para debates sobre o futuro da floresta e os desafios do desenvolvimento sustentável.
Com o tema “O futuro da Amazônia é agora!”, o evento reunirá mais de 50 especialistas, pesquisadores, artistas, líderes comunitários e representantes de povos originários para refletir sobre os caminhos possíveis
de uma região que precisa conciliar preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento
econômico sustentável.
A programação também contará com uma feira de bioeconomia para promover negócios de todas as regiões do Pará e apresentar produtos inovadores feitos com insumos regionais ao público. A feira vai acontecer, das 9h às 18h30, no dia 7 de outubro, e de 9h às 12h no dia 8,
Em entrevista ao Pará Terra Boa, a cantora e ativista Fafá de Belém relembra a seca vivida no rio Tapajós em 2024 e destaca a importância de diversas frentes para evitar o agravamento da crise climática e oferecer suporte aos moradores, diretamente impactados pelas mudanças.
“Estamos dando visibilidade para deixar esses negócios ao alcance dos olhos de possíveis investidores e até exportadores. Todo evento local deveria ter um espaço para empreendedores da terra, porque às vezes a única coisa que falta para negócios incríveis e parceiros do meio ambiente em Santarém (um dos municípios afetados pela seca em 2024) ou em outros lugares decolarem é a visibilidade”, diz.
O Fórum reforça a atualidade e a urgência dos debates em torno da Amazônia, com foco na defesa dos territórios da floresta, na transição energética, no papel da educação e da ciência na formação de novas lideranças, além da valorização da gastronomia e do turismo consciente como expressões culturais e caminhos para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
“Há muitas iniciativas aqui que merecem fama global; o que falta é a visibilidade e é nisso que queremos colaborar. Trazendo os nossos para o centro e aproximando-os do mercado, gerando oportunidades reais de fazer diferença, porque, além da boa vontade, o que tira projetos brilhantes do papel são os incentivos e recursos financeiros”, afirma ela.
Inscrições
Aberto ao público e totalmente gratuito, o Fórum Varanda da Amazônia acontece no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. A programação completa e o link para inscrições estão disponíveis em www.varandadaamazonia.com.br