O governador do Pará, Helder Barbalho, e a líder do TED, Lindsay Levin, se reuniram em Nova York para selar uma parceria inédita. Pela primeira vez na história, o TED Countdown, braço do TED focado em clima, terá uma “Casa TED” em uma conferência da ONU.
A “Casa TED”, que será instalada na capital paraense durante a COP30, em novembro, oferecerá uma programação com palestras e workshops dedicados a oportunidades e soluções para a Amazônia.
O encontro abordou o potencial do estado em bioeconomia e projetos como o primeiro Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. Para o governador, a parceria com o TED, uma das maiores plataformas de comunicação global, é crucial para dar visibilidade ao Pará e à Amazônia.
Helder Barbalho afirmou que a presença da organização reforça a importância da “COP da Floresta” e convidou todos a participarem do evento.
“Serão diversas atividades, palestras e workshops sobre oportunidades e soluções para a Amazônia. É a primeira vez que o TED Countdown participa de uma COP, e essa escolha é mais uma conquista que reforça a relevância da nossa COP da Floresta – a COP da Amazônia e do Brasil”, afirmou Helder Barbalho.
O que é o TED
Com mais de 40 anos de história, o TED é uma das maiores e mais reconhecidas plataformas globais de difusão de ideias inovadoras, famoso por realizar os chamados TED Talks – um modelo de palestras curtas e de alto impacto para pessoas em todo o mundo.
Já o TED Countdown, braço da organização dedicado ao clima e à natureza, concentra sua atuação em iniciativas climáticas, promovendo workshops e projetos voltados à redução de emissões, à transição energética, à justiça climática e à preservação ambiental.
Mercado de carbono e inovação
Helder Barbalho também participou de discussões sobre o mercado de carbono com representantes da Mercuria e da Emergent, e se reuniu com a Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio).
Em outro evento, promovido pela Ernst & Young (EY), foi anunciada a instalação da “EY House COP30” na capital paraense. Este centro de inovação e negócios sustentáveis terá como objetivo o desenvolvimento de soluções para uma economia de baixo carbono. Helder Barbalho destacou a importância da iniciativa, que serve como uma porta de entrada para futuras parcerias.