Estão abertas as inscrições para 17 cursos nas áreas de turismo, hospitalidade, comunicação e idiomas ofertados pelo programa “Capacita COP30”. São 680 vagas neste décimo segundo ciclo de qualificação. As aulas estão previstas para começar no dia 1º de setembro de maneira presencial nos polos de Belém, Icoaraci, Soure, Salvaterra, Santarém e Salinas. As inscrições podem ser feitas por meio do site capacitacop30.pa.gov.br. .
O programa “Capacita COP30” tem como objetivo, certificar pessoas interessadas em entrar no mercado de trabalho para atuar na cadeia produtiva do Turismo, Hospitalidade e Lazer, eventos de grande porte, na área de infraestrutura e Produção Alimentícia, para atender as demandas da COP30 no estado do Pará.
Entre as formações, estão 80 vagas para o curso de espanhol, voltado a atender a crescente demanda por profissionais bilíngues e em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro. Segundo o coordenador do programa, Andrey Rabelo, a ampliação da oferta de idiomas reforça o compromisso com a inclusão produtiva dos paraenses.
“A cada nova oferta, o Capacita COP30 se afirma como um instrumento estratégico para capacitar os paraenses frente às oportunidades que a conferência em Belém vai gerar. O volume expressivo de certificações não é apenas um número: é a prova de que estamos construindo um legado sólido de conhecimento, de inclusão e de geração de renda, que vai muito além do evento.”
As aulas serão realizadas presencialmente nos polos de Belém, Icoaraci, Soure, Salvaterra, Santarém e Salinas. Além da oferta de Espanhol, os cursos desta etapa incluem:
- Inglês avançado para negócios turísticos;
- Hotelaria e meios de hospedagem;
- Inglês básico para negócios turísticos;
- Oratória;
- Técnicas de excelência na arte de falar em público;
- Marketing e comunicação para cobertura e divulgação de eventos;
- Excelência no atendimento nos serviços em recepcionista; e
- Cozinha amazônica.
Desde marcço, quando o programa foi lançado, o governo do Pará alcançou a marca de 25 mil certificações. As aulas são ministradas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica em conjunto com mais de 25 entidades parceiras pública e privadas. Os graduados recebem um selo especial em seus certificados, atestando que foram qualificados para atuar como mão-de-obra voltada para a realização da COP30.
Para conectar quem se qualificou às vagas abertas durante e após a COP30, o Governo do Pará mantém a ferramenta digital “Profissionais COP 30”, integrada ao programa. Nela, egressos do “Capacita COP30” podem cadastrar seus currículos e certificações e empresas dos setores de turismo, hotelaria, serviços e gastronomia podem acessar a base para localizar perfis e conduzir processos seletivos. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site https://www.profissionaiscop30.pa.gov.br/