O Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro, em Belém.
Entre os dias 6 e 8 de agosto, a comitiva da ONU inspecionou os espaços que receberão a conferência, além de hotéis, sistemas de transporte e estruturas de saúde e segurança. A visita teve como foco avaliar as condições da capital paraense para receber os milhares de participantes previstos para o evento.
“É gratificante ver a aprovação do esforço coletivo de todos, ao ouvir a ONU parabenizando e aprovando os planos de segurança, saúde e mobilidade, elogiando todas as ações apresentadas. Tudo isso é fruto do trabalho integrado que construímos, nós do Governo do Pará, com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém para que em novembro tenhamos a melhor COP30 já feita, com organização e segurança aos participantes”, destacou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.
As reuniões contaram com a participação de órgãos de segurança, saúde e mobilidade dos governos federal, estadual e da Prefeitura de Belém. Cada entidade apresentou seus planos de ação, tanto de forma individual quanto integrada com representantes das três esferas.
Na área de segurança pública, a operação reunirá a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Exército Brasileiro, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e Secretaria de Segurança de Belém (Segbel). Ao todo, mais de 10 mil agentes e militares serão mobilizados para a COP30.
Saúde Pública
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) apresentaram o plano de atendimento médico para a COP30, que inclui unidades como o Hospital Abelardo Santos, o Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, o Hospital das Clínicas e o Hospital da Mulher, além de hospitais da rede privada próximos ao Parque da Cidade e ao Porto de Outeiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob gestão da Prefeitura de Belém, contará com protocolos específicos para garantir atendimento rápido e eficiente a moradores e participantes.
Para a diretora de projetos da Secretaria Extraordinária para a COP30, do Governo Federal, Nilza Oliveira, a edição em Belém terá uma logística inédita em comparação às conferências anteriores. Segundo ela, sediar o maior debate global sobre mudanças climáticas no coração da Amazônia representa uma mudança de paradigmas e abre caminho para que, em novembro, as 196 partes alcancem um acordo climático de grande relevância.
“É muito singular essa COP, porque a gente está fazendo uma discussão sobre mudança climática dentro de um bioma que é extremamente importante e fundamental para a nossa sobrevivência. Então, trazer a COP para o coração da Amazônia, na cidade de Belém, significa realmente uma quebra muito grande de paradigma que vem sendo feita nas últimas edições de COP”, afirmou.
Mobilidade urbana
O Governo Federal apresentou à comitiva das Nações Unidas o plano de mobilidade para a COP30, que contempla o transporte dos delegados hospedados no Porto de Outeiro até a Blue Zone, no Parque da Cidade. Estão previstos mais de 240 ônibus com rotas exclusivas para os participantes, além da frota regular que já opera em Belém. Para o Porto de Outeiro, cerca de 100 veículos serão destinados ao transporte dos aproximadamente cinco mil participantes hospedados em cruzeiros.
A logística inclui ainda bloqueios e liberações nas principais vias de acesso ao Parque da Cidade, com barreiras de fiscalização e credenciamento de veículos governamentais e privados nas proximidades da Blue Zone. Também foram definidos os fluxos para os comboios de chefes de Estado, incluindo o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aprovação do plano pela UNDSS confirma a coordenação entre União, Estado e Município, baseada em planejamento antecipado, integração operacional e definição clara de rotas, equipes e protocolos. Com segurança reforçada, rede hospitalar preparada e mobilidade estruturada, Belém se prepara para receber a COP30 de forma segura, organizada e acolhedora, deixando um legado de cooperação entre os governos e melhorias para a população.
LEIA MAIS:
Defensoria do Pará notifica plataformas de hospedagem sobre COP30
Universidade Federal do Pará recebe evento global de jovens para a COP30