Empresas líderes do setor privado brasileiro anunciaram nesta segunda-feira, 4, durante a Semana do Clima em São Paulo, a criação da Climate Action Solutions & Engagement (C.A.S.E), aliança que visa impulsionar soluções climáticas de grande escala e reforçar o papel da iniciativa privada na agenda de implementação da COP30.
A proposta, que reúne grandes empresas como Bradesco, Itaúsa, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé e Vale, tem como objetivo identificar e dar visibilidade a soluções socioambientais já desenvolvidas por empresas no Brasil, com potencial de expansão global. As iniciativas serão organizadas em seis eixos estratégicos, alinhados às prioridades da COP30: financiamento climático, bioeconomia, transição energética, sistemas alimentares, economia circular e infraestrutura com transição justa. As informações são do Valor.
Ao promover iniciativas que integram sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico, a C.A.S.E. busca acelerar a transformação necessária diante da emergência climática e consolidar o protagonismo do setor empresarial nas ações voltadas à neutralidade de carbono e justiça climática.
O CEO da Natura, João Paulo Ferreira, destacou a importância da proposta em um momento tão importante em todo mundo, onde a sociedade vem buscando, cada vez mais, boas referências. “Esta iniciativa pode ser um destes sinais de luz”, disse.
“Aprendemos com certa tristeza que sustentabilidade não faz mais sentido. Sustentarmos o mundo como ele é hoje não parece ser uma boa ideia. Temos que curar, restaurar, regenerar. Por isso temos advogado pela regeneração”, ressalta.
Durante o evento, o campeão de Alto Nível para a COP30, Dan Ioschpe, lembrou que, “se não nos falta tanta negociação, regulamentação e tecnologia, nos falta caminhar mais rápido”. A aliança busca posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global, com o setor privado atuando como agente central na articulação de soluções para os desafios relacionados ao clima, à natureza e às populações.
Em nota à imprensa, o embaixador e presidente da COP30, André Corrêa do Lago, destacou que “o Brasil pode ser um importante protagonista nas soluções para o clima e natureza com justiça social. A iniciativa da C.A.S.E. será uma grande contribuição para avançar os objetivos da COP30”.
LEIA MAIS:
“COP30 será em Belém, e não há nenhum plano B”, garante presidente da conferência