A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) informou na tarde de terça-feira, 2, que já está em análise o caso suspeito de gripe aviária em aves no município de Eldorado do Carajás. Seguindo protocolo, quatro galinhas caipiras foram sacrificadas para coleta de material biológico durante a inspeção.
As amostras de material foram encaminhadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que é a autoridade responsável pela análise laboratorial oficial.
O Mapa investiga sete casos de doenças respiratórias em aves, segundo o painel Síndrome Respiratória e Nervosa em Aves, da pasta, atualizado às 08h30 desta quarta-feira,21.
O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira foi detectado no Rio Grande do Sul, em 15 de maio, no município de Montenegro (RS), e foi informado na manhã da última sexta, 16 de maio. A granja atingida abrigava 17 mil aves – parte delas morreu e o restante foi sacrificado.