Municípios paraenses receberam, na última segunda-feira, 8, equipamentos para reforçar o controle do desmatamento e o combate a incêndios. Realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a entrega a 27 cidades inclui aquelas com altas taxas de desmatamento, como Altamira, Senador José Porfírio, Anapu e Pacajá, na região da Transamazônica, e Portel, na Ilha do Marajó.
O apoio do governo federal abrange softwares, equipamentos de georreferenciamento, drones, motocicletas, embarcações e veículos utilitários. O objetivo é fortalecer a capacidade local para o monitoramento e prevenção da degradação florestal. A entrega oficial foi feita em Altamira.
A entrega dos equipamentos integra o programa União com Municípios (UcM), que visa fortalecer a atuação das prefeituras paraenses no enfrentamento ao desmatamento. Os municípios contemplados são considerados prioritários para o controle do desmatamento na Amazônia e, além do apoio material, receberão cerca de R$ 700 mil cada para estruturar Escritórios de Governança e Monitoramento do Desmatamento em suas sedes. As equipes municipais também terão acesso a cursos de capacitação.
A iniciativa é uma parceria do MMA com o Projeto Floresta+ Amazônia, coordenado em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com financiamento do Fundo Verde para o Clima (GCF).
“A entrega desses equipamentos é mais um passo concreto do Governo Federal para apoiar os municípios amazônicos que estão na linha de frente do combate ao desmatamento e às queimadas. Com a instalação dos escritórios de governança, estamos aproximando as políticas públicas do dia a dia da gestão municipal, promovendo soluções que unem desenvolvimento sustentável e conservação da floresta”, afirmou Marcelo Trevisan, diretor de Ordenamento Ambiental Territorial do MMA.
Conservação e Desenvolvimento Local
Segundo assessor técnico do Projeto Floresta+ Amazônia pelo PNUD, Marcelo Ling, o Projeto Floresta+ Amazônia tem trabalhado para que municípios, comunidades e governos locais disponham de instrumentos efetivos para enfrentar os desafios da conservação ambiental.
“Essa parceria com o MMA, no âmbito do Programa União com Municípios, representa a soma de esforços para garantir que agricultores familiares, povos indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais estejam inseridos em uma estratégia que valoriza seus territórios e fortalece o papel das prefeituras no controle do desmatamento. Com isso, estamos contribuindo para que o Brasil avance no cumprimento de suas metas climáticas e para que a Amazônia siga viva e produtiva para as próximas gerações”, ressaltou Ling.
Municípios beneficiados
Veja a lista completa dos 27 municípios paraenses contemplados:
- Altamira
- Bannach
- Dom Eliseu
- Itupiranga
- Marabá
- Moju
- Novo Progresso
- Anapu
- Cumaru do Norte
- Itaituba
- Jacareacanga
- Medicilância
- Mojuí dos Campos
- Pacajá
- Paragominas
- Portel
- Rondon do Pará
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- São Félix do Xingu
- Senador José Porfírio
- Trairão
- Placas
- Prainha
- Rurópolis
- Ulianópolis
- Uruará