O Brasil registrou a menor emissão de fumaça proveniente de incêndios florestais da história, segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (4), pelo CAMS – Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus.
Em 2025, até o mês de novembro, a queima de matas no país emitiu em torno de 80 megatoneladas de carbono. Para efeito de comparação, no ano passado, apenas a Amazônia registrou quase 800 megatoneladas de fumaça poluente, rica em carbono e elementos como o CO2 (dióxido de carbono).
Considerando a série histórica do monitoramento europeu, que se iniciou em 2003, o resultado de 2025 ficou próximo a anos de baixa emissão, como 2018 e 2013.
O panorama de redução se estende por toda a região. Na América do Sul, 2025 foi um dos anos com menor emissão de carbono, proveniente de incêndios florestais, já registrados pelo Copernicus. Na Bolívia, as emissões de incêndios florestais ficaram em torno de 12 megatoneladas no mesmo período (até novembro), nível igualmente baixo em relação à série histórica.


