Nesta quinta-feira, 24, Belém receba a Cúpula Global Citizen NOW: Amazônia. O evento, que acontece na Estação das Docas (Teatro Maria Sylvia Nunes) a partir das 9h30, busca impulsionar ações urgentes para enfrentar desafios globais, com um foco especial na proteção da Amazônia e na amplificação das vozes de suas comunidades locais e indígenas.
A iniciativa integra uma campanha global que pretende mobilizar US$ 1 bilhão em recursos para a Amazônia, com foco em projetos que combinem impacto ambiental e social positivos. Entre os nomes confirmados estão a ministra Marina Silva, o governador Helder Barbalho, as lideranças indígenas Helena Gualinga e Juma Xipaia, além de representantes de movimentos que atuam nas frentes de transição justa e soluções territoriais. O credenciamento para o público geral está aberto e pode ser solicitado pelo site do evento. A participação, contudo, está sujeita à avaliação e aprovação da organização.
“Queremos engajar lideranças empresariais, mostrando que o setor privado tem um papel fundamental na pauta climática e social. Queremos mostrar que existe uma oportunidade concreta para o setor empresarial entender como investir na proteção da Amazônia pode se alinhar diretamente com suas prioridades estratégicas — como gestão de riscos climáticos, fortalecimento de cadeias de suprimentos e liderança em ESG. Proteger a Amazônia é mais do que uma causa socioambiental, é também uma decisão de negócios inteligente que contribui para o alcance de metas globais de sustentabilidade, incluindo a COP30, afirmou Pâmella Ciocchi, gerente de campanhas da Global Citizen, ao Um Só Planeta
O encontro precede o Global Citizen Festival: Amazônia, que acontecerá em 1º de novembro, com presenças confirmadas de Chris Martin, Anitta, Gaby Amarantos, Seu Jorge e Raoni.