A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) anunciou o resultado da seleção dos eventos que farão parte da programação oficial do Pavilhão Pará, na Green Zone da COP30. Ao todo, 342 propostas foram escolhidas. Confira a lista completa em semas.pa.gov.br/greenzonecop30.
Segundo a comissão organizadora, a curadoria priorizou iniciativas que estimulem o debate sobre sustentabilidade, educação ambiental e gestão participativa, com a presença de diversos setores da sociedade. No entanto, a programação detalhada, informando dias, horários e locais das atividades, será divulgada apenas em 1º de novembro.
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão, destacou o papel essencial da participação social na agenda ambiental:
“O número e a qualidade das propostas inscritas mostram o quanto a pauta ambiental tem mobilizado diferentes segmentos. Nosso objetivo é valorizar essas iniciativas e ampliar os espaços de diálogo e troca de experiências”, destacou.
Com centenas de atividades diárias, o Pavilhão Pará pretende ser um ponto de encontro entre governos locais e subnacionais, setor privado, ONGs, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, juventude, academia e sociedade civil. A proposta é fortalecer o debate sobre soluções concretas para enfrentar a crise climática, valorizar a floresta em pé e promover modelos de desenvolvimento mais inclusivos e sustentáveis.
Diferente da Blue Zone, espaço oficial das negociações climáticas internacionais, sob gestão direta da ONU (UNFCCC), a Green Zone será aberta ao público de todas as idades e não será necessário fazer credenciamento para acessar o espaço, nem para o público, nem para a imprensa.


