Em encontro com representantes do corpo diplomático de diversos países, o Papa Leão XIV recebeu nesta sexta-feira, 16, o convite para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro, em Belém. A mensagem foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e transmitida pelo embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.
De acordo com o UOL, cada embaixador teve a oportunidade de falar com o papa por alguns instantes. Leão XIV teria respondido em português e tomou nota do convite.
Antes de assumir o papado, Robert Prevost teve uma atuação destacada junto às populações amazônicas no Peru e participou da organização do sínodo da Amazônia, realizado em 2019. Na época, o então presidente Jair Bolsonaro criticou o evento e chegou a acionar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para monitorar a reunião.
Nos últimos anos, o então cardeal foi nomeado pelo Papa Francisco para um cargo na Santa Sé. Mesmo assim, ele continuou manifestando preocupação com os rumos da crise climática. Em 2024, Prevost fez um apelo para que o mundo passasse “das palavras à ação” e defendeu que a humanidade deve ter uma relação de reciprocidade e não “tirânica” com o meio ambiente.