Nesta semana, o Governo do Pará iniciou o treinamento presencial dos mais de 1,3 mil voluntários que vão atuar na COP30, que ocorre de 10 a 21 de novembro. A capacitação, realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o governo federal, segue até o dia 30 de outubro no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém.
Antes da etapa presencial, os voluntários passaram por cursos de formação básica virtuais e por verificação documental junto a órgãos de segurança. Na fase atual, eles recebem capacitação teórico-prática sobre temas como transporte, segurança, saúde, protocolo, sustentabilidade e acessibilidade. Os voluntários devem atuar no acolhimento, orientação e apoio logístico dos participantes durante a conferência.
Para a vice-governadora Hana Ghassan, o voluntariado é fundamental para o sucesso da COP30 como um evento acolhedor, sustentável e representativo.
“O treinamento é um passo fundamental para mostrar toda a capacidade de organização e hospitalidade do Pará”, afirmou Hana Ghassan.
Já o coordenador do programa, Andrey Rabelo, explicou que a formação inclui simulações de atendimento e atividades práticas que consolidam o aprendizado e desenvolvem habilidades técnicas e humanas, para gerar uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal.
“Cada fase foi planejada para desenvolver competências técnicas e humanas, garantindo que os voluntários estejam prontos para receber o público”, explicou Andrey Rabelo.
A professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Cláudia Girardi, uma das voluntárias, destacou o caráter educativo da experiência. “Aprendi mais sobre sustentabilidade e sobre o papel que podemos exercer na proteção da Amazônia”, contou.
Já o voluntário Arthur Silva ressaltou o ganho para a vida profissional. “Além de ampliar meus conhecimentos, posso praticar inglês, fazer networking e trocar experiências com pessoas de diferentes áreas. Estou ansioso para receber os visitantes durante a COP30”, afirmou.
Após o treinamento, os voluntários serão distribuídos em diferentes frentes de atuação, como acolhimento, orientação, apoio logístico e atendimento ao público.


