O governador do Pará, Helder Barbalho, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entregaram, nesta quinta-feira (2/10), em Belém, o Parque Linear da Nova Doca. Esta é a primeira obra considerada legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) a ser inaugurada conjuntamente pelos dois chefes de Estado, a apenas seis semanas do evento internacional.
Localizado ao longo do canal da Doca, o novo parque conta com investimentos de R$ 312,2 milhões. São 24 mil metros quadrados de área construída e requalificada, distribuídos ao longo de 1,2 quilômetro de canal. Financiado pela Itaipu Binacional, o espaço público começou a ser construído em maio de 2024, tinha previsão de entrega até fevereiro de 2026, mas foi finalizado com quatro meses de antecedência.
“O preconceito foi vencido, a COP está garantida. A gente não está aqui fazendo luxo, a gente está aqui fazendo o necessário para os estados mais esquecidos, para os estados que receberam pouco investimento”, disse Lula.
O novo parque oferece ciclovia, iluminação em LED, novas passarelas, paisagismo, quiosques com banheiros, redário, brinquedos acessíveis e áreas para práticas esportivas. O espaço conta ainda com painéis solares e tomadas para carregamento de celulares.
“Mais do que uma obra, o Parque Linear é um marco de transformação para Belém. A Nova Doca deixa de ser apenas uma avenida para se tornar um símbolo da cidade que estamos preparando para a COP30: moderna, sustentável e de frente para sua história e seu povo”. Ele acrescentou que a inauguração demonstra que “Este espaço é mais uma demonstração de que o legado da COP30 já está em curso. Uma cidade que se prepara para dialogar com o mundo começa valorizando sua população, com investimentos em qualidade de vida e espaços de convivência”, afirmou Helder.
Agenda no Pará
Na tarde de quinta-feira, o presidente visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, no bairro Telégrafo. Considerada a maior do Pará em atendimento, a ETE tem capacidade para tratar 475 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 90 mil pessoas em 10 bairros e evitando o despejo na Baía do Guajará.
A obra, orçada em R$ 125,2 milhões (parceria federal e estadual), foi entregue após ficar paralisada por 17 anos (contratada em 2008), gerando 1,5 mil empregos em sua conclusão.
Pela manhã, Lula esteve em Breves (Ilha do Marajó), onde inaugurou três unidades de ensino e anunciou a retomada de investimentos em infraestrutura educacional, parte de um conjunto de mais de 100 obras paralisadas na região.
Nesta sexta (3/10), ele visitará as obras em fase final do Porto Futuro II e o Parque da Cidade, local que sediará os eventos da COP30.
LEIA MAIS:
‘Para cuidar do planeta Terra, a gente começa cuidando da cidade sede da COP’, diz Lula