Um incêndio atingiu a área dos pavilhões da COP30, em Belém, na tarde desta quinta-feira (20), por volta das 14h. O incidente ocorreu na Blue Zone e provocou correria e a evacuação imediata do local. Por precaução, a GreenZone também foi desocupada. Não houve registro de feridos, mas algumas pessoas passaram mal por causa da fumaça e com crise de ansiedade. O fogo começou no Pavilhão da África Oriental.
Em um comunicado oficial, a organização da COP30 confirmou que o incêndio foi controlado em seis minutos. O Corpo de Bombeiros informou que a operação envolveu 56 agentes, que utilizaram 244 extintores e mangueiras para debelar as chamas. Embora as causas exatas ainda estejam sob investigação, a corporação suspeita que o incêndio tenha sido provocado por algum equipamento eletrônico.
À noite, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), responsável pelo monitoramento e organização da assistência durante a COP30, informou, em comunicado, que 21 pessoas haviam recebido atendimento em razão do incêndio.
Do total de casos, 19 estão relacionados à inalação de fumaça e dois à crise de ansiedade. Não houve registro de pessoas feridas pelas chamas com queimaduras.
Segundo comunicado, 12 já foram liberados. Os demais, até 20h30, ainda recebiam assistência adequada nos serviços de saúde de Belém e em uma unidade de referência para esses casos.
Na hora do incêndio, funcionários do evento formaram um cordão de isolamento ao redor do espaço atingido. O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que o material antichamas utilizado nas lonas do pavilhão impediu que o fogo se propagasse.
O governo brasileiro e a UNFCCC (órgão da ONU para mudanças climáticas) decidiram, em conjunto, fechar temporariamente a Zona Azul para que o Corpo de Bombeiros pudesse realizar uma avaliação completa de segurança na área.
Já passava das 20h30, quando o Corpo de Bombeiros liberou o local, por meio de um alvará de funcionamento, e a Blue Zone foi reaberta. A área afetada pelo incidente ficará isolada até a conclusão da conferência.
As plenárias da noite foram canceladas. As sessões plenárias desta sexta-feira (21), serão abertas às Partes e transmitidas online, segundo um comunicado da organização da conferência.


