O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a aplicação de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA), para o período da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). A decisão atende a um pedido do governo do Pará e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (3).
A GLO autoriza o uso das Forças Armadas em situações graves de perturbação da ordem. O decreto estabelece a atuação das forças até 23 de novembro de 2025. De acordo com o texto publicado no DOU, a medida é justificada tanto pela realização da COP30 quanto pela Cúpula de Líderes, que ocorrerá em 6 e 7 de novembro.
Pelo menos 57 líderes mundiais são esperados para a cúpula desta semana. A partir da semana que vem, representantes de 170 países já confirmaram presença.
Além de Belém, o documento inclui ações em áreas consideradas como “infraestruturas críticas” nos municípios paraenses de Altamira e Tucuruí.
Lancha blindada
Neste domingo (2), uma lancha tática blindada da Polícia Federal (PF), operada pelo Comando de Operações Táticas (COT), chegou à capital paraense. O equipamento visa reforçar o esquema de segurança para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e será empregado em ações consideradas de alto e altíssimo risco durante o evento.
A lancha integra o reforço preventivo em áreas portuárias e ribeirinhas de Belém. As operações serão realizadas de forma pontual, cobrindo deslocamentos oficiais e pontos sensíveis da conferência internacional.
A medida faz parte de um plano de segurança mais amplo, que abrange as áreas terrestre, fluvial e aérea.


