A seis meses da abertura da COP30 em Belém, a organização já prepara as medidas necessárias para garantir a segurança dos participantes, líderes e negociadores. No mês de abril, o Ministério da Justiça e Segurança Pública já recebeu uma série de pedidos enviados pelo Governo do Pará para garantir equipamentos e recursos necessários durante o evento. As informações são da Folha de São Paulo.
A Polícia Civil, por exemplo, pediu a doação de sete carros seminovos descaracterizados que serão utilizados no acompanhamento de operações com autoridades. Além do reforço na frota, a polícia solicitou quatro drones com tecnologia de visão noturna ou por calor para auxiliar nas buscas, levantamentos e investigações das principais áreas do evento.
Outro pedido foi da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que solicita o repasse de R$ 7,2 milhões para o pagamento de diárias de até 120 bombeiros mobilizados para o combate a incêndios florestais no estado. Em geral, durante o segundo semestre o registro de queimadas aumenta em toda a Amazônia, sendo que somente no Pará a alta foi de 34%, com 56.070 focos.
“Considerando a necessidade de garantir uma resposta eficaz durante a COP30, torna-se imprescindível o reforço de recursos financeiros e humanos, por meio da ampliação do custeio de diárias disponibilizadas pela Operação Protetor do Bioma”, afirma o documento acessado pela reportagem.
O governo estadual também solicitou a antecipação de cronograma para entrega de lanchas já adquiridas e que serão usadas pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Pará. Em nota, o gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do ministério informou que os processos estão em análise técnica e não há prazo para resposta.