Em 24 de julho de 2025, Belém receberá uma edição especial do Global Citizen NOW: Amazônia, um encontro internacional que antecede a COP30, marcado para acontecer em Belém, em novembro. O evento reunirá, na Estação das Docas. líderes indígenas, autoridades públicas e ativistas de toda a Pan-Amazônia para debater soluções urgentes em defesa da floresta e de suas comunidades,
Anunciado oficialmente na última segunda-feira, 8, o evento tem o objetivo de lançar as bases para uma campanha de US$ 1 bilhão focada na restauração da Amazônia e no apoio aos seus defensores, com ênfase em soluções lideradas pelas comunidades locais
Com o mote de “amplificar as vozes da Amazônia antes da COP30”, o Global Citizen NOW: Amazônia busca conectar iniciativas locais de sucesso a investidores, formuladores de políticas e jovens lideranças. A missão é fomentar compromissos concretos para combater o desmatamento e fortalecer o desenvolvimento sustentável. A ideia é gerar mobilização global e impulsionar decisões políticas que protejam a maior floresta tropical do planeta, essencial para o equilíbrio climático da Terra.
A programação do Global Citizen NOW: Amazônia se concentrará em três prioridades urgentes:
- Mobilizar investimentos para proteger e restaurar a Amazônia, incluindo a preservação dos direitos territoriais indígenas e o reconhecimento formal dos territórios tradicionais.
- Promova uma transição energética justa que apoie trabalhadores e comunidades.
- Fornecer financiamento climático para ajudar regiões vulneráveis a se adaptarem aos impactos climáticos acelerados e desenvolverem resiliência.
Convidados
O Global Citizen NOW: Amazônia contará com a apresentação de Luiza Zveiter (jornalista) e José Kaeté (ativista indígena), e reunirá uma coalizão de líderes da Bacia Amazônica, incluindo:
Líderes governamentais:
- Marina Silva: Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil
- Helder Barbalho: Governador do Pará
- Célia Xakriabá: Deputada federal, ativista indígena e cofundadora da ANMIGA
Líderes indígenas e da sociedade civil:
- Helena Gualinga: Defensora dos Direitos dos Povos Indígenas
- Juma Xipaia: chefe da Aldeia Kaarimã, Território Xipaya, fundador do Instituto Juma e Produtor do Filme YANUN
- Toya Manchineri: Coordenadora Geral da COIAB
- Angela Mendes: Presidente do Comitê Chico Mendes
Especialistas em políticas e instituições:
- Ilona Szabó: Cofundadora e presidente do Instituto Igarapé
- Marcio Astrini: Diretor executivo do Observatório do Clima
- Natalie Unterstell: Presidente do Instituto Talanoa
- Gabriella Dorlhiac: Diretora executiva, ICC Brasil
- Marcelo Thomé da Silva de Almeida: Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia
O evento da Global Citizen este mês funcionará ]como uma prévia estratégica da COP30, trazendo para o centro do palco as vozes locais, indígenas e amazônidas, que muitas vezes foram invisibilizadas em grandes fóruns internacionais.
O que é o Global Citizen NOW?
O Global Citizen NOW é uma série de eventos da ONG Global Citizen que acontecem ao redor do mundo. Seu objetivo é conectar líderes, artistas, ativistas e cidadãos para encontrar soluções concretas para os maiores desafios do planeta, como pobreza, equidade de gênero, justiça climática e acesso à educação e saúde. A edição de Belém será a primeira focada inteiramente na Amazônia e em seus povos.
Mais informações no site do evento