Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, a capital paraense sedia o Encontro+B Amazônia 2025, em mais um evento pré-COP30, que acontece em Belém, em novembro. Promovido pelo Sistema B, rede global que reúne organizações que geram impacto positivo ao equilibrar lucro e propósito, o enconto pretende promover discussões sobre modelos econômicos inclusivos e regenerativos na Universidade Federal do Pará.
Sob o tema ‘A raiz do futuro’, o encontro que já conta com as presenças confirmadas de líderes como Gonzalo Muñoz (ONU), Jay Coen Gilbert (cofundador do B Lab), Pedro Tarak (fundador do Sistema B) e Ursula Vidal, secretária de Cultura do Pará, pretende reunir empresários, comunidades, organizações parceiras e cidadãos para promover soluções transformadoras.
“A escolha de Belém é estratégica e simbólica. A Amazônia é central para o futuro do planeta. Antecipando a COP 30, o Sistema B Brasil reforça seu papel de liderança ao promover o bem-estar da sociedade e do planeta, aliado ao sucesso financeiro das empresas. Queremos fortalecer saberes e ações locais e conectar comunidades e lideranças globais em torno de soluções concretas”, diz Cinthia Gherardi, co-CEO do Sistema B Brasil.
A programação diversa, que terá certificação ao final do evento, reúne workshops, painéis, experiências imersivas, atividades culturais e espaços de cocriação, envolvendo representantes de diversos setores: lideranças empresariais, povos indígenas, governos, organizações civis, investidores de impacto e academia. Para mais informações, acesse o site oficial do evento https://encuentrob.sistemab.org/pt/.
Desde que foi criado, em 2016, o Encontro+B passou por países como Colômbia, Chile e Argentina.