A 89 dias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém recebe nesta quarta-feira, 13, um encontro especial do Fórum Nacional de Governadores, que reúne chefes do Executivo dos 26 estados e do Distrito Federal para debater os últimos ajustes da agenda climática brasileira para o evento que ocorre em novembro na capital paraense.
Com a presença do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30 e negociador-chefe do Brasil na Conferência, a reunião terá o papel de alinhar uma posição unificada sobre a agenda climática do Brasil. Parte disso será trabalhado por meio da apresentação das contribuições estaduais aos eixos centrais da Conferência.
Na terça-feira, 12, o governador do Pará, Helder Barbalho, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, fez um encontro preparatório com os governadores dos estados amazônicos, para alinhar resultados e estratégias conjuntas em desenvolvimento sustentável e produtivo. O tema faz parte dos tópicos frequentes nos discursos de Helder e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desde o fim de 2023, quando Belém foi anunciada como sede da COP30.

Até o momento, estima-se que os Sistemas Agroflorestais (SAFs) sejam apontados como um dos grandes exemplos de desenvolvimento sustentável produtivo realizados na Amazônia, especialmente por conciliar produção de alimentos, conservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas.