Para garantir plena conectividade de moradores e visitantes durante o período da COP30, que ocorre em novembro, o Governo do Pará anunciou reforços na infraestrutura digital da capital paraense. Por meio de parceria com o Governo Federal, foram instalados 40 novos pontos de antenas 4G e 5G na capital. Desses, 24 estão operando e 16 já estão em fase final de ativação.
Entre os pontos de acesso para as novas antenas estão o Parque da Cidade, Porto Futuro, Estádio do Mangueirão, Vila COP, Aeroporto de Belém, Estação das Docas e as zonas portuárias de Outeiro. A expansão integra o plano de modernização digital da cidade, que contará com rede pública e gratuita de Wi-Fi em áreas estratégicas.
As operadoras de telefonia TIM, Vivo e Claro também atuam em conjunto para reforçar a cobertura 5G em algumas regiões. Uma das regiões beneficiadas será a das proximidades do Estádio do Mangueirão, que pode receber mais de 100 mil pessoas em eventos. Com o reforço de cobertura, a medida pode beneficiar até 500 mil pessoas.
Além disso, a Prodepa, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Pará, contratou dois links de internet de 100 Gbps e atualizou o datacenter estadual com novos roteadores e switches, reforçando a capacidade de pontos como Parque da Cidade, Casa Civil, Estação das Docas, Porto Futuro, Mangueirão e CDP (Companhia Docas do Pará), em Outeiro, que já estão com sua capacidade ampliada.