De olho na sustentabilidade e no crescimento econômico do Pará, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) recebeu o novo diretor nacional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Thiago Viana. A visita teve como objetivo estreitar a parceria e traçar estratégias para impulsionar a produção de cacau, um dos principais diferenciais da agricultura paraense.
Thiago Viana destacou quatro pilares essenciais para o setor: crédito, assistência técnica, defesa agropecuária, pesquisa e inovação.
“Com essas diretrizes e a união dos estados da Amazônia, a gente consegue ouvir os setores e os agricultores para apresentar um plano estruturado para o Ministério”
Giovanni Queiroz, por sua vez, apresentou os projetos do governo estadual para o desenvolvimento do cacau e reforçou o modelo de agricultura sustentável praticado no Pará.
“Nós temos diversos programas que priorizam a cadeia sustentável, como o Procacau e o Territórios Sustentáveis. O nosso cacau é agroflorestal, reconhecido como reflorestamento, esse um dos nossos diferenciais. Esperamos fortalecer a parceria com a Ceplac para alavancar ainda mais nossa economia e melhorar a qualidade de vida dos povos que vivem na floresta”, ressaltou o secretário.
O encontro também abordou a ampliação da política agrícola, a verticalização da produção e as oportunidades que a COP30 pode trazer para o setor. Representantes da Sedap/PA, da Superintendência da Ceplac e da Secretaria de Estado de Agricultura do Acre estiveram presentes na reunião.