Produtores de chocolate das diferentes regiões do Pará saíram premiados no Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolate Xingu, que terminou no domingo, 29, em Altamira. O concurso elegeu os melhores produtos e derivados do cacau destacando vencedores dos municípios de Santa Bárbara do Pará, Igarapé-Miri, Vitória do Xingu, Altamira, Medicilândia, Brasil Novo, Pacajá, Barcarena e Parauapebas.
O resultado mais esperado foi da categoria categoria chocolate fino intenso, vencida pela Bada Chocolateria, com o chocolate “Campo do Fernandão”, que homenageia um dos pontos turísticos da Colônia Chicano, comunidade onde o negócio está instalado em Santa Bárbara, na região metropolitana.
“Cada barrinha traz nomes de pontos turísticos locais. O Campo do Fernandão representa 70% de cacau, assim como o futebol que é forte e intenso ali. Estamos muito felizes por conquistar esse reconhecimento justamente aqui, na Transamazônica, que é uma terra de excelentes produtores”, disse a empreendedora Fernanda Sahaba.
Na mesma categoria, o segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com a Kakao Blumenn, de Brasil Novo (Região do Xingu), e a Cacau Yeshua Chocolates, de Igarapé-Miri (Baixo Tocantins).
Novas categorias
O Xingu é a principal região produtora de cacau do estado e, por isso, o Festival Chocolate Xingu é um dos eventos mais importantes para a cadeia do cacau na Amazônia. Nesta edição, o concurso coordenado pelo Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), incluiu novas categorias que demonstram o potencial criativo do setor.
Na categoria bebidas derivadas, o vencedor foi a Assurini Cacau, de Altamira, com o coquetel de cumaru. Já a Belamazônia, de Vitória do Xingu, ganhou na categoria produtos derivados com o doce de banana banhado em chocolate 70%.
“A cada ano, percebemos um avanço na excelência do chocolate e dos derivados produzidos em diferentes regiões do estado”, ressaltou Ivaldo Santana, oordenador do festival pela Sedap.