A agricultura regenerativa surge como uma das principais estratégias do setor empresarial brasileiro para avançar em soluções sustentáveis até a COP30. Com foco na produção rural de baixo carbono e na recuperação ambiental, o projeto Landscape Accelerator – Brazil (LAB) reúne instituições como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e a consultoria BCG, contando ainda com o apoio técnico do Ministério da Agricultura.
O estado do Pará é uma das prioridades da iniciativa, dada sua importância para a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade. Estudos recentes indicam que a região pode gerar até R$ 116 bilhões em valor até 2024, beneficiando diretamente milhares de agricultores familiares. As ifomrações são do Um Só Planeta.
O projeto visa acelerar a adoção de práticas sustentáveis, como plantio direto, rotação diversificada de culturas, recomposição do solo, integração lavoura-pecuária-floresta e sistemas agroflorestais. Além de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, essas técnicas aumentam a resiliência climática e a produtividade nas propriedades rurais.
“Estamos falando de uma agricultura que cuida do solo, protege a água, e valoriza quem produz. É uma transformação que precisa acontecer com apoio técnico, financiamento direcionado e escala territorial”, ressalta Marina Grossi, presidente do CEBDS.
O Landscape Accelerator conecta produtores, empresas e investidores para fortalecer agricultura sustentável, mapeando oportunidades de financiamento climático e gerando indicadores de impacto. A iniciativa tem papel fundamental na aproximação da agricultura brasileira aos mercados internacionais mais rigorosos em sustentabilidade.
Essa proposta integra um conjunto de soluções empresariais que será apresentado à presidência da COP30 nas próximas semanas. A agenda do CEBDS prevê a articulação de coalizões e a construção de um legado para a conferência que acontecerá em novembro, na capital paraense.
LEIA MAIS:
Agricultura regenerativa muda realidade de regiões desmatadas no Pará
A agricultura regenerativa é o caminho para zerar emissões de gases de efeito estufa, defende Nobre
Saiba o que é a agricultura regenerativa