O governo do Pará entregou à população de Altamira, na semana passada, o espaço físico do Núcleo de Atendimento aos Produtores e Criadores (NAP). A escolha do município é estratégica, já que a região detém o quarto maior rebanho bovino do estado. O principal objetivo da iniciativa é reduzir a distância entre os serviços técnicos estaduais e os pequenos produtores, garantindo orientação especializada, auxílio na regularização e o fomento a métodos de produção mais sustentáveis.
Instalada na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o NAP, a partir de agora, serve como o ponto de referência central para que produtores e criadores obtenham informações, suporte técnico e acompanhamento em áreas essenciais, como a regularização ambiental, a requalificação comercial e o sistema de identificação e rastreabilidade do rebanho, pilares que sustentam o Programa Pecuária Sustentável do Pará.
A coordenadora de Conformidade de Cadeias Produtivas da Semas, Tamires Mendes, destacou que o núcleo simboliza um avanço real na integração entre as políticas públicas e o homem do campo.
“Estamos aqui hoje para a inauguração de um espaço onde oferecemos orientação e capacitação técnica para os produtores que o buscarem. Nosso foco é garantir que os pequenos produtores tenham acesso aos serviços do Programa Pecuária Sustentável para que possam trabalhar com regularidade e também avançar na sua produção”.
Além disso, o funcionamento do NAP está integrado ao trabalho realizado no território pela Rede de Governança da Transamazônica e Xingu (RGTX).
Essa rede, composta por 28 instituições dos setores público, privado e do terceiro setor, desempenha um papel estratégico na coordenação de ações voltadas ao desenvolvimento regional.
“Este é um dia ímpar para o nosso território. A Rede de Governança nasce justamente para escalar ações em benefício da região, e acreditamos que o NAP será um ponto estratégico fundamental para o desenvolvimento local”, afirmou a coordenadora da RGTX, Márcia Bueno.


