Close Menu
Pará Terra BoaPará Terra Boa
  • COP30
  • GENTE DA TERRA
  • ECONOMIA
  • AGRICULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • CULTURA
  • SOBRE
  • CONTATO
Últimas notícias

Fim da COP30 aumenta fluxo de passageiros em 57% no aeroporto internacional de Belém

COP30

Espaços da COP30 superam meio milhão de acessos e reforçam papel da Amazônia no debate climático

COP30

Metas climáticas atuais estão longe de afastar o mundo do aquecimento global

MEIO AMBIENTE
Facebook Instagram LinkedIn
1.
  • Fim da COP30 aumenta fluxo de passageiros em 57% no aeroporto internacional de Belém
  • Espaços da COP30 superam meio milhão de acessos e reforçam papel da Amazônia no debate climático
  • Metas climáticas atuais estão longe de afastar o mundo do aquecimento global
  • Desmatamento na Amazônia cai 43% em outubro e é o menor desde 2019
  • Entenda os 29 documentos aprovados na COP30
24 de novembro de 2025
Pará Terra BoaPará Terra Boa
Facebook Instagram
  • COP30
  • GENTE DA TERRA
  • ECONOMIA
  • AGRICULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • CULTURA
Pará Terra BoaPará Terra Boa
Home»COP30»Fim da COP30 aumenta fluxo de passageiros em 57% no aeroporto internacional de Belém
COP30 24 de novembro de 2025

Fim da COP30 aumenta fluxo de passageiros em 57% no aeroporto internacional de Belém

Carros de aplicativos também viram passageiros aumentarem nos 13 dias da conferência
WhatsApp Facebook LinkedIn Incorpore mídia (YouTube, Twitter, Flickr etc) diretamente em tópicos e respostas Email
Passageiros no Aeroporto Internacional de Belém no domingo, 23 de novembro, após a COP30. Foto: Durian Pedak/Arquivo Pessoal
Compartilhar
WhatsApp Facebook Incorpore mídia (YouTube, Twitter, Flickr etc) diretamente em tópicos e respostas LinkedIn Email

No último domingo, 23, após o fim oficial da COP30, parte das delegações internacionais que fizeram parte dos 42 mil credenciados para a Zona Azul, se reencontraram nas filas de check-in e noembarque na volta para casa, levando nas malas memórias, experiências e uma dose extra de energia e paciência.

“Levei quase dois dias para chegar aqui no início da COP. Passei por Dubai, São Paulo, Salvador e finalmente Belém. Foi uma grande jornada que agora será repetida, então já estou um pouco mais preparado para o cansaço e para as longas filas nos aeroportos”, disse Durian Pedak, da Malásia.

Ao todo, Belém recebeu mais de 508 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões em voos comerciais entre os dias 1 e 23 de novembro, em 3.122 voos, gerando um aumento de oferta de 57% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belém.

De acordo com a NOA, houve um crescimento de 23% em assentos domésticos, 44% em assentos para voos internacionais, além de novas rotas aéreas e horários de embarque.

Pedak, que já participou de sete COPs, diz que o momento da reunião nos aeroportos é fundamental para garantir que está tudo certo com cada colega e que todos estão levando tudo o que precisam na longa jornada de volta cara casa.

“Faço parte de um grupo que compõe a delegação da Malásia. Como a delegação possui diversos grupos, algumas pessoas ficaram hospedadas em hotéis, outras em quartos de aplicativos, residências. Na hora de ir ao aeroporto, cada grupo vai de um jeito, então há uma preocupação maior com os itens da mala, documentos, mas também com o bem-estar de cada colega, porque pequenos problemas podem acontecer a qualquer momento, principalmente em outro país”, comenta.

Corre-corre estratégico

Ivan Guedes é motorista de carro de aplicativo há 4 anos e conta que o fluxo de passageiros ao aeroporto aumentou de forma muito significativa na reta final da COP30, levando diversos motoristas a fazerem mudanças nos horários de trabalho.

“Com o corre-corre a gente foi aprendendo os bairros onde pessoas de algumas delegações estavam hospedadas e usou isso pra planejar nossos turnos. Se tinha muitos voos saindo do Brasil para a Europa no início da noite, provavelmente eles iam chegar no aeroporto daqui no início da manhã”, explica.

O motorista, que possui outro emprego formal, diz que começou um curso de inglês no mês seguinte ao anúncio da COP30 em Belém e que teve uma boa experiência com os passageiros da COP30, mas que também precisou de uma pequena ajuda da tecnologia.

“Meu outro trabalho me deu férias nesse mês de COP, então passei todos esses dias dedicado em pegar esse pessoal que costuma ser bastante curioso em tudo sobre a cidade. Mas mesmo fazendo curso de inglês desde 2023 passei um pouco de aperreio porque o inglês de alguém da China é diferente de alguém dos EUA. Nada que um Google Tradutor não ajude a desenrolar”, diz.

Força-tarefa

Fernanda Lobo também trabalha no Aeroporto Internacional de Belém, mas faz parte da equipe de atendimento de uma das salas VIP do local, voltada especialmente para o público estrangeiro da COP30. Ela relembra que a criação da sala foi fruto de uma série de reformas e implementações no local e que todo esse momento é um grande marco na sua história e no seu trabalho.

“O aeroporto passou por uma reforma enorme, investiram muito dinheiro pensando nesse público e na ideia de atrair outros turistas. Oferecer um bom serviço é mostrar que a gente consegue e está preparado para mais. Eu sou muito grata de estar na minha cidade, sede da COP30 porque me formei ano passado e tinha medo de precisar sair daqui para ter oportunidades de trabalho, mas graças a Deus, a COP veio”, diz.

A expansão do aeroporto tambem contou com uma força-tarefa feita pelo governo brasileiro, garantindo crescimento de 23% em assentos domésticos, 44% em assentos para voos internacionais, além de novas rotas aéreas e horários de embarque. O esforço resultou em 3.122 voos, gerando quase o dobro da movimentação registrada no ano anterior.

Com a oferta de voos ampliada, o embarque, desembarque e escalas de passageiros aconteceu com maior frequência em todos os horários, tornando o suporte local ainda mais necessário.

Fernanda conta que no início do sábado, 22, descobriu que a COP30 poderia se arrastar pelo final de semana. Ao final do dia, com o encerramento definitivo da Conferência, sabia que o dia seguinte seria fundamental para auxiliar no suporte de passageiros cansados e com poucas horas de sono. Dessa forma, o atendimento foi ainda mais personalizado para garantir acolhimento nessa fase final.

“Sentimento vem antes de qualquer língua, então tento ver se a pessoa está muito cansada ou agoniada para tomar um banho ou trocar a fralda dos bebês. Algumas pessoas vieram com a família toda, incluindo crianças pequenas e a gente sabe que isso pode dar um pouco mais de trabalho. Eu já perdi as contas de quantas pessoas já passaram aqui, mas o fluxo é esse: todos se ajudam, tentam fazer o melhor, afinal a gente está representando o Brasil, a Amazônia e o nosso nome também em todo esse legado da COP30”, declara.

Memórias

Pedak conta que ficou hospedado em uma casa no bairro Mangueirão, próximo ao Estádio Olímpico do Pará e que voltará para casa com boas recordações sobre a cidade, o bairro que ficou hospedado e seu entorno.

“Fui muito bem recebido e volto muito feliz. A vizinhança da minha casa era muito agradável e havia várias opções do que fazer a qualquer hora do dia. As pessoas são muito cuidadosas e sempre se esforçavam em garantir que eu estava entendendo o máximo do que falavam. O Pará foi um grande acerto de sede para a COP”, conta.

No Aeroporto Internacional de Belém, Madson Souza trabalha no transporte dos passageiros às aeronaves e destaca o intercâmbio cultural vivido em todas as regiões de Belém durante o mês de novembro.

“Melhor cursinho de inglês e espanhol que já inventaram, porque ensina a falar e a não esquecer que é uma pessoa do outro lado. Então em vez de dar só a informação, a gente tenta ajudar a acalmar quando a pessoa está mais nervosa e tirar as dúvidas, ou mandar pra quem sabe falar melhor o idioma da pessoa. Fiz escalas diferentes, dormi mal, mas quero mais eventos desse por aqui porque é desenvolvimento, aprendizado e dinheiro extra pra todos nós”, conta.

aeroporto carro de aplicativo COP30 destaque destaque1
Compartilhar. WhatsApp Facebook Incorpore mídia (YouTube, Twitter, Flickr etc) diretamente em tópicos e respostas LinkedIn Email
Artigo AnteriorEspaços da COP30 superam meio milhão de acessos e reforçam papel da Amazônia no debate climático

Você pode gostar também de

COP30

Espaços da COP30 superam meio milhão de acessos e reforçam papel da Amazônia no debate climático

MEIO AMBIENTE

Metas climáticas atuais estão longe de afastar o mundo do aquecimento global

MEIO AMBIENTE

Entenda os 29 documentos aprovados na COP30

COP30

Belém entrega uma COP como nunca houve

Busque em nosso site
Previsão do tempo

+32
°
C
+33°
+21°
Altamira (Para)
Domingo, 30
Ver Previsão de 7 Dias

 

+33
°
C
+33°
+20°
Sao Felix do Xingu
Domingo, 30
Ver Previsão de 7 Dias

 

+32
°
C
+32°
+23°
Belém
Domingo, 30
Ver Previsão de 7 Dias

 

Curta Nossas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
Acesse nosso WhatsApp
WhatsApp
Envie sua notícia

Quer compartilhar uma notícia ou acontecimento da sua região?

Envie para a nossa redação!

    Publicidade
    Publicidade

    Aqui você encontra notícias boas para a gente boa desta terra boa que é o nosso Pará.

    Siga, comente e compartilhe nossos perfis nas redes sociais.

    Reprodução permitida, mas cite a fonte por favor!

    Facebook Instagram
    ENTRE EM CONTATO

    ANUNCIE NO PARÁ TERRA BOA

    Confira o Mídia Kit e contatos aqui

    ENVIE SUAS IDEIAS

    Queremos conhecer bons exemplos de quem cuida da nossa terra boa! Mande sua história ou de terceiros no WhatsApp para (91) 99187-0544 ou no formulário de contato aqui. 

    LEIA NOSSAS MATÉRIAS
    • COP30
    • GENTE DA TERRA
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • MEIO AMBIENTE
    • CULTURA
    POLÍTICAS DO SITE

    Política de Privacidade

    Política de Cookies 

    © 2025 Pará Terra Boa.
    • SOBRE
    • CONTATO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

    Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Confira a política de utilização de cookies.
    ConfiguraçõesAceitar
    Gerenciar consentimento

    Visão geral da privacidade

    Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
    Funcional
    Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
    Performance
    Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
    Analytics
    Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
    Propaganda
    Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
    Outros
    Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
    Necessário
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
    açaí
    tarifaço
    economia
    prejuízo
    destaque
    SALVAR E ACEITAR