Um incêndio atingiu a área dos pavilhões da COP30, em Belém, na tarde desta quinta-feira, 20, por volta das 14h. O incidente ocorreu na Blue Zone e provocou correria e a evacuação imediata do local. Por preucação, a GreenZone também foi desocupada.
Em um comunicado oficial, a organização da COP30 confirmou que o incêndio foi controlado em seis minutos, não houve registro de feridos, mas algumas pessoas passaram mal por causa da fumaça. “Elas foram atendidas no local. Seus estados de saúde seguem sendo monitorados e o suporte médico apropriado foi fornecido”, disse o comunicado.
O fogo começou no Pavilhão da África Oriental e as causas ainda estão sendo investigadas.
Na hora do incêndio, funcionários do evento formaram um cordão de isolamento ao redor do espaço atingido. O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que o material antichamas utilizado nas lonas do pavilhão impediu que o fogo se propagasse.
As equipes de segurança e bombeiros seguem monitorando o local.
A nota pede que os delegados e demais participantes aguardem uma nova comunicação oficial, que será divulgada às 20h desta quinta-feira, 20, após a conclusão da avaliação e a plena garantia de que o espaço está seguro para o retorno das atividades.
A Green Zone, segundo o comunicado, está aberta com a programação normal.


