O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) ganhou um novo reforço financeiro nesta quarta-feira (19), com a confirmação de um aporte 1 bilhão de euros da Alemanha.
O anúncio eleva para US$ 6,5 bilhões – incluindo o compromisso de 1 bilhão de euros da Alemanha, que se soma aos US$ 5,5 bilhões previamente anunciados por Brasil, Noruega, Indonésia e França – o total de recursos sinalizados para o novo mecanismo financeiro.
O TFFF é considerado estratégico para o Brasil, pois propõe um modelo de investimento de renda fixa para gerar recursos. Diferente de doações, o lucro das aplicações será usado para remunerar países que mantêm suas florestas tropicais em pé, priorizando nações como Brasil, Indonésia e Congo, funcionando como uma espécie de “renda florestal global”.
“Esse aporte está na ordem de 1 bilhão de euros para o TFFF, graças a todo o esforço que vem sendo feito e em demonstração de que, de fato, esse instrumento de financiamento global é muito bem desenhado, muito bem estruturado e começa a dar as respostas esperadas”, explicou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
A Alemanha já havia sinalizado apoio na Pré-COP, com o chanceler Friedrich Merz declarando que a contribuição seria “considerável”. O ministro do Meio Ambiente alemão, Carsten Schneider, presente em Belém, afirmou ao presidente Lula estar convencido de que o TFFF é “uma excelente ideia”.


