O Atacadão é a primeira rede do Brasil a oferecer a carne de animais rastreados individualmente, graças à parceria entre o governo do estado, o Grupo Carrefour Brasil e a JBS no Programa Pecuária Sustentável do Pará.
A entrega de 12 toneladas nas unidades do Atacadão Icoaraci e Portal da Amazônia, em Belém, nesta segunda-feira (3), marca a nova fase do Sistema de Rastreabilidade Bovina Individual do Pará (SRBIPA).
O Grupo Carrefour Brasil, do qual a rede Atacadão faz parte, aposta que o consumidor será o motor da transformação na cadeia da carne. Para a vice-presidente Jurídica e ESG do grupo, Nelcina Tropardi, o interesse por produtos sustentáveis já é uma realidade crescente.
“O consumidor quer produtos de origem limpa, sem desmatamento, produzidos de forma justa. Nosso papel é conectar esses produtos sustentáveis ao consumidor brasileiro, com preço acessível”, afirma.
Já Marco Oliveira, CEO do Atacadão, encara a nova fase como uma conquista, embora considere que o grande desafio prático é garantir a atratividade ao consumidor, principalmente pelo bolso.
“O maior risco na aceitação do comprador, da população em geral, é o custo. O consumidor é sensível a preço, seja pelo desafio de equilibrar o orçamento diário da família ou do próprio negócio. Nosso cliente está disposto a comprar uma carne verde, de origem segura e rastreável, mas o teste em mercado de colocar o produto à venda sem aumentar o valor final é a real prova de fogo”, ressalta.
Segundo ele, o projeto foi planejado com o governo do Pará e a JBS há mais de um ano, resultando na estreia da fase prática uma semana antes da COP30, que será sediada em Belém. entre 10 e 21 de novembro.
“É um orgulho e uma responsabilidade muito grande. O Pará tem a meta de ter 100% da sua carne rastreável, e nós, como parceiros, não queremos que isso fique só no piloto. As parcerias são fundamentais para trabalhar de forma integrada na melhoria do sistema. Se a iniciativa contribui para o aumento da confiança no ato da compra dos nossos clientes, com toda certeza vamos querer fazer parte do processo”, comenta.
Para o diretor de Operações da JBS, Bruno Brainer, o Pará tem um papel estratégico neste processo de transformação. Atualmente, a empresa possui cinco plantas frigoríficas e um curtume no estado, empregando mais de quatro mil pessoas.
“O projeto é resultado do protagonismo do governo local ao colocar na mesma mesa produtor, indústria e varejo. É um movimento que traz transparência e vai servir de exemplo para todo o país”, avalia.
Compromisso ambiental
A diretora de Sustentabilidade do grupo, Suzy Yoshimura, reforça que o diferencial do projeto está no apoio à rastreabilidade enquanto política pública, fortalecendo o que, até então, algumas empresas pelo Brasil faziam exclusivamente de forma individual.
“Até pouco tempo a rastreabilidade era feita de forma independente. O Pará está institucionalizando esse processo, o que fortalece toda a cadeia produtiva e gera ganhos coletivos em todas as frentes, do produtor ao consumidor”, explica.
Segundo ela, a rastreabilidade individual complementa o sistema de informações existente e já aplicado pelo Grupo Carrefour, que já realiza rastreabilidade por lote em todos os seus negócios por meio da GTA (Guia de Trânsito Animal).
Com esta iniciativa, o objetivo é incentivar a rastreabilidade individual de cada animal, que possibilitará também o rastreio e a análise de conformidade de fazendas indiretas, que fornecem para a cadeia, selando o compromisso com a identificação de 100% dos animais com brincos eletrônicos até 2027, para gerar mais transparência e combate ao desmatamento ilegal.
LEIA MAIS:
Pará entrega primeiro lote de carne bovina com rastreabilidade individual ao mercado
Imaflora lança primeira certificação de carne livre de desmatamento do mundo
Pará lança manual para requalificar pecuaristas embargados por desmatamento
Sem rastreabilidade, carne de fazendas ilegais no Pará é exportada para Europa
Pará realiza primeira exportação de carne bovina com rastreabilidade individual
Pará realiza primeiro abate com sistema de rastreabilidade individual de bovinos


