Cerca de 2,5 milhões de pessoas acompanharam a 233ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (12), em Belém do Pará. Esta é a maior procissão católica do Brasil, realizada há mais de 200 anos.
Neste ano, o Círio teve como tema “Maria, mãe e rainha de toda a criação”, refletindo a dimensão ecológica e social da fé, em sintonia com a programação da COP30, que acontece na capital paraense em novembro.
A berlinda com a santa percorreu 3,6 km, saindo da Catedral da Sé depois das 7h, com destino à Praça Santuário, por volta de 12h. Um dos diferenciais deste ano foram as missas em inglês, espanhol, francês e Libras, totalizando cinco idiomas.
Segundo a Basílica de Nazaré, o objetivo é ampliar a imersão cultural dos visitantes estrangeiros, especialmente dos que estarão na cidade para a COP30, em novembro. No mês da Conferência do Clima também haverá missas em outros idiomas, em horários alternativos.
“Participar das celebrações em seu próprio idioma permite ao turista uma vivência profunda da devoção Mariana, o que promove um intercâmbio cultural rico e significativo”, disse a Basílica de Nazaré em comunicado.
A maior procissão do Círio percorreu o centro histórico de Belém, passando pelo Ver-o-Peso – a maior feira a céu aberto da América Latina – e por pontos turísticos das proximidades como a Estação das Docas, Praça da República e outros locais, onde a berlinda recebeu homenagens de católicos, protestantes, voluntários e membros de religiões de matriz africana.

Além da celebração principal, o calendário do Círio incluiu 14 procissões ao longo da semana, como a Trasladação, o Círio Fluvial, a Romaria da Juventude, o Ciclo Romaria, entre outras, totalizando 52,3 quilômetros de fé e homenagens de visitantes, moradores de Belém e cidades vizinhas.

Acha que acabou? Ainda não. A programação oficial da Festa de Nazaré segue ao longo de outubro até o Recírio, no dia 27 de outubro. Para consultar a programação ao longo do mês, acesse ciriodenazare.com.br