O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, vai atracar no Porto de Belém na próxima quinta-feira, 25 de setembro. A embarcação estará aberta à visitação pública no cais da Ocrim, ao lado do Ver-o-Rio, nos dias 27 e 28 de setembro e 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h.
Essa é a segunda vez que o NAM “Atlântico” visita a capital paraense. A primeira foi em agosto de 2023, quando o navio participou da segurança e da logística da Cúpula da Amazônia. Desta vez, ele reforçará a segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, na capital paraense.
Com 208 metros de comprimento – o equivalente a um prédio de 40 andares – , o navio pode transportar 432 tripulantes e até 1.400 militares em missão. Sua capacidade inclui a operação de até 18 aeronaves.
O navio desatracou do Rio de Janeiro em 13 de setembro com 1.042 militares e 435 toneladas de equipamentos da Marinha, do Exército e da Força Aérea, incluindo:
- 83 veículos, sendo seis blindados;
- Quatro helicópteros;
- Armamentos, mísseis e outros materiais para operações de defesa.
Esse material será utilizado na Operação “Atlas”, um exercício das três Forças Armadas na Foz do Rio Amazonas, que começou em 30 de junho e vai até 6 de dezembro.
Capitânia da Esquadra Brasileira
Considerado a Capitânia da Esquadra Brasileira, o NAM “Atlântico” foi projetado para missões de controle de áreas marítimas e projeção de poder. Além disso, é usado em operações humanitárias, como auxílio a vítimas de desastres e missões de paz.
O navio foi adquirido em 2018 da Marinha Britânica e seu nome, Atlântico, faz alusão ao papel fundamental do oceano na história do Brasil.