A Presidência da COP30 no Brasil lançou, na última semana, a plataforma Mutirão Global, um novo espaço digital inspirado nas tradições ancestrais brasileiras para unir e ampliar ações climáticas em todo o mundo. A plataforma orienta, de forma detalhada, como produzir soluções físicas e virtuais em prol do enfrentamento a crise climática de acordo com as capacidades, contextos e prioridades de cada grupo ou indivíduo interessado.
“O Mutirão Global é um chamado a todos, não apenas para falar sobre mudança, mas para ser a mudança”, afirmou o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. “Sabemos que milhões de pessoas ao redor do mundo já estão agindo para proteger suas comunidades, seus ecossistemas e seu futuro. O Mutirão Global oferece um espaço de convergência para que esses esforços sejam vistos, apoiados e ampliados.”
A plataforma está ancorada nos seis eixos da Agenda de Ações da COP30, que incluem energia limpa, cidades resilientes e outros, e oferece uma forma acessível para que cidadãos e organizações alinhem suas ações ao processo climático da ONU.
“A adaptação começa nas comunidades, com as pessoas que já vivem os impactos da mudança do clima”, destacou Ana Toni, CEO da COP30. “O Mutirão Global é essencial porque reconhece que, quando ações locais são apoiadas, vistas e conectadas, elas geram efeitos em cadeia que influenciam sistemas, políticas e resultados. A COP30 é uma oportunidade de catalisar uma nova era de ação climática, inclusiva, prática e enraizada na vida real.”
Mutirões em andamento
Para marcar o lançamento da plataforma Mutirão Global, duas grandes mobilizações foram realizadas nos últimos dias, para demostrar como a ação coletiva pode moldar a ambição climática global. No último sábado, 20, o Dia Mundial da Limpeza funcionou como um laboratório de engajamento cívico e educação climática, conectando território com transição, e pessoas com políticas públicas.
Já nesta segunda, 22, o Dia Mundial Sem Carro busca reforçar a necessidade de priorizar alternativas acessíveis, limpas e inclusivas de transporte com o uso de bicicletas ou caminhadas a pé, além de reforçar que o transporte urbano é uma das principais fontes de emissões e desigualdade urbana e que cidades de baixo carbono são mais saudáveis, seguras e justas.
Como fazer um mutirão?
A plataforma Mutirão COP30 possui um passo a passo completo de como idealizar um mutirão baseado em inquietações ou ideias, assim como sugere ações conjuntas para beneficiar o meio ambiente e contribuir no enfrentamento à crise climática global.