O Ministro do Turismo Celso Sabino (União) anunciou um patrocínio inédito de R$ 2 milhões do governo no Círio de Nazaré, a maior festividade religiosa do Brasil e maior procissão religiosa do mundo, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Sabino afirmou em entrevista a O Liberal que, junto com a Arquidiocese de Belém, o Governo Federal e o Ministério do turismo serão patrocinadores oficiais do Círio de Nazaré 2025.
Ele, que é paraense, também deu detalhes sobre os esforços da pasta em divulgar a Festa de Nazaré mundo afora, assim como outros eventos potenciais realizados no Brasil.
“Recentemente tive uma missão na Espanha para participar de uma eleição do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo e levamos um livro do Círio de Nazaré para presentear a todos que estavam participando desse evento”.
Assim como a divulgação, ele também relembra ações para proporcionar uma boa experiência aos fiéis e visitantes: “Este vai ser o terceiro ano consecutivo em que vamos criar aqui a Casa do Turista, espaço para receber turistas com exposição de arte, de cultura e dos nossos atrativos turísticos em todo o estado”, conta.
Mil Ave-Marias
Como parte das ações preparatórias para o Círio de Nazaré 2025, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) promove no próximo sábado, 23, a tradicional recitação das Mil Ave-Marias.
A programação tem inicio às 8h, na Capela do Colégio Gentil Bittencourt, com missa presidida pelo padre Luiz Carlos Assis, reitor da Basílica Santuário. Em seguida, os fiéis seguem em oração até aproximadamente 14h30.