A Polícia Federal realizou no domingo, 29, uma operação de combate ao desmatamento ilegal no Projeto de Assentamento Chapadão. Na área, localizada na Gleba Federal Pacoval, no município de Santarém, no oeste paraense, quatro homens foram presos em flagrante por praticar extração ilegal de madeira.
Na ação, os agentes apreenderam também toras de madeira, maquinário pesado, motosserras, um caminhão carregado e um veículo do tipo Skidder usado para o arraste das toras. Os indivíduos flagrados cometendo o crime ambiental foram conduzidos à sede da Delegacia de Polícia Federal de Santarém (DPF/SNM/PA), onde foram autuados pela extração e transporte ilegal de produtos florestais.
Segundo a corporação, as investigações sobre o caso prosseguem para identificar os financiadores e os eventuais receptadores da madeira extraída ilegalmente.
A operação integra os esforços da Polícia Federal na Amazônia, especialmente aqueles relacionados ao uso indevido de terras públicas federais e à destruição de áreas protegidas, como os projetos de assentamento rural.